Reitor, professores e servidores da Unimontes agraciados com a Medalha da Inconfidência.


     

    Acontecerá nesta quinta-feira (21 – Feriado de Tiradentes), às 10 horas, em Ouro Preto, a entrega da Medalha da Inconfiência, outorgada às pessoas e personalidades que contribuem diretamente com o desenvolvimento do Estado e do País. A solenidade será presidida pelo governador Antonio Anastasia e terá como oradora oficial a presidenta Dilma Rousseff, homenageada com o Grande Colar da Inconfidência. Entre os agraciados, estarão seis professores e dois servidores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

     

    O reitor João dos Reis Canela receberá a Grande Medalha na categoria ex-officio, com o ato marcando também sua posse como integrante do Conselho Permanente da Medalha, que conta ainda com representantes Assembleia Legislativa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Tribunal de Justiça, Polícias Militar e Civil, entre outros.

     

    A contribuição da Unimontes aos avanços cultural, econômico e social de Minas Gerais e do Brasil é reconhecida também no agraciamento com a Medalha de Honra dos professores Delfino Magalhães Pimenta e Newton Carlos Amaral Figueiredo; Farley Soares Menezes, Ivo das Chagas, Leonardo Linhares Drumond Machado e José Batista da Silva receberão a Medalha da Inconfidência, assim como a servidora Maria Cleonice Dias da Silva.

     

    O Norte de Minas terá outros agraciados: o juiz de direito José Geraldo Mendes Silva e o produtor rural Dario Colares Moreira, ex-presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, assim como o jornalista Luiz Ribeiro dos Santos, que receberá a Grande Medalha como promoção de grau. Em outras duas oportunidades ele foi agraciado com a. Medalha da Inconfidência (2001) e a Medalha de Honra (2006).

     

    Medalha

    A honraria é a mais alta comenda oferecida pelo governo e visa conferir ao agraciado o reconhecimento do Poder Público Estadual ao desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

     

    Essa comenda foi criada pelo então governador Juscelino Kubitschek de Oliveira, com quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

     

    A Unimontes é integrante permanente do Conselho da Medalha da Inconfidência, representada pelo próprio reitor. Através de Decreto do governador Antonio Anastasia, publicado no último dia 13, no Diário Oficial “Minas Gerais”, serão condecoradas ao todo 283 personalidades entre governadores de Estado, ministros, desembargadores, artistas, cantores e dirigentes esportivos.