Biblioteca do Congresso dos EUA solicita obras da Editora Unicentro.


    A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) recebeu um documento da U.S. Library of Congress Office, a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América (EUA), sediada no Consulado Geral Americano do Rio de Janeiro, solicitando 13 título específicos da Editora Unicentro (Eduni) e algumas publicações mais recentes. No documento, também foi solicitado que títulos da instituição sejam encaminhados ao órgão norte-americano regularmente.

     

    A equipe da Eduni confirmou que foram enviados 21 títulos ao Consulado Geral Americano, que encaminhará à U.S. Library of Congress Office, em Washington. As obras da Unicentro que foram solicitadas são:

     

    - Anfíbios no Parque Municipal das Araucárias

    - Análise política do território: poder e desenvolvimento no centro-sul do Paraná

    - De Lustosa a João do Planalto: a arte da política na cidade de Guarapuava (1930-1970)

    - Dinâmica do espaço urbano regional

    - Dos campos nativos ao agronegócio

    - Em busca da cidade moderna: Guarapuava... recompondo histórias, tecendo memórias

    - Lula do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso

    - O oitavo dia: produção de sentidos identitários na colônia Entre Rios – PR

    - Olhares de Guarani para Guarani

    - População, escravidão e família em Guarapuava no Século XIX

    - Rota 66 em revista: as resistências no discurso do livro personagem

    - Vozes da resistência: sobre práticas educativas nos tempos e espaços ocupados do MST

     

    Para a professora Beatriz Anselmo Olinto, diretora da Editora Unicentro, o pedido da Biblioteca do Congresso norte-americano comprova o empenho da equipe da Editora e da administração da Unicentro para ampliar a abrangência e divulgar os trabalhos desenvolvidos na instituição. “Além disso, atesta que a qualidade dos nossos livros está adequada às demais editoras universitárias”, afirmou a professora, que destacou ainda que nos últimos anos a Unicentro conseguiu diversas parcerias de sucesso, como, por exemplo, com as editoras Horizonte, Annablume, Universidade Federal Fluminense (Eduff), Scortecci e com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).

     

    “Outro ponto a ser destacado foi a readequação dos editais de publicação da Fundação Araucária, que a partir de 2009 começaram a permitir a venda dos livros por ela financiados. Foi uma vitória após uma longa negociação da Abeu-Sul, na qual estamos inseridos”, concluiu Beatriz.

     

    A Biblioteca do Congresso é a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos e conta com três edifícios na capital norte-americana. Possui mais de 144 milhões de itens, em 470 idiomas e é considerada a maior biblioteca do mundo em espaço e número de livros.