Campus V da UEPB em João Pessoa sediará maior evento estudantil na área de Arquivologia do país.


    O Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, localizado em João Pessoa, sediará de 18 a 23 de julho a 15ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, ENEArq, trazendo como tema central “Construção da carreira Arquivística: tendências e Perspectivas”. Promovido pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA), entidade composta por representantes das universidades que oferecem esse curso, o ENEArq é o maior evento estudantil da área no país, congregando alunos e ex-alunos na busca da integração acadêmica, política e cultural. A atividade visa travar diálogos acerca dos arquivos e do ensino universitário de Arquivologia no Brasil.

     

    A primeira edição do evento foi realizada pelo Centro Acadêmico de Arquivologia da UniRio, em setembro de 1997. Desde então, o Encontro vem sendo efetuado anualmente, em diversas universidades mantenedoras do Curso de Arquivologia. Em julho de 2010, no último dia do 14° ENEArq, sediado na cidade de Niterói (RJ), os graduandos de Arquivologia de todo o país escolheram a UEPB como a próxima instituição sede do evento. Essa será a primeira vez que o ENEArq acontece em João Pessoa.

     

    A programação do evento consiste em conferências, mesas-redondas, minicursos, grupos de discussões, apresentação de trabalhos científicos,  visitas técnicas e plenárias. Uma novidade deste ano é a MonoArq - apresentação de trabalhos de conclusão de curso de alunos recém-formados. Também estão previstas atividades culturais, esportivas e turísticas.

     

    Além disso, estão confirmadas as presenças de pesquisadores renomados na área de Arquivologia, a exemplo do professor Armando Malheiro da Silva, docente do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação da Universidade do Porto, com várias obras publicadas na área de Ciência da Informação e da Arquivística; a professora Antonia Heredia Herrera, um dos nomes mais marcantes da moderna arquivística espanhola, da Universidad Internacional de Andalucia e Tânia Maria de Moura Pereira, responsável pelo Centro de Documentação da Universidade de Brasília (UNB).

     

    E ainda Charlley Luz, arquivista de São Paulo que é consultor, professor, blogueiro do Blog do Arquivista 2.0 e escritor do livro Arquivologia 2.0; a professora Aurora Leonor Freixo, mestre em Ciência da Informação pelo Instituto de Ciência da Informação e docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ana Célia Rodrigues, doutora em História social pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Departamento de Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

     

    De acordo com a estudante Priscilla Gomes, integrante da comissão organizadora, estão sendo esperadas aproximadamente 300 pessoas para o 15° ENEArq e a perspectiva é realizar uma das melhores edições desse evento, que deve envolver toda a comunidade acadêmica do curso de Arquivologia da UEPB.

     

    Inscrições abertas

    As inscrições para o 15° ENEArq estão sendo feitas até o dia 15 de maio, para submissão de resumos, 10 de julho para artigos completos  e até o dia do evento  para demais participantes, por preços que variam de R$50 a R$100 dependendo da categoria em que o estudante se insere.

               

    Todo o processo de inscrição é feito pela Internet através do portal http://www.xvenearq.blogspot.com/ onde os estudantes poderão imprimir a ficha de inscrição.