UEPB realizará XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.


     

    A Universidade Estadual da Paraíba realizará entre os dias 05 e 07 de setembro o XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). O evento será efetuado pela primeira vez na região Nordeste com vistas a mapear pesquisas atuais e em desenvolvimento da comunidade científica brasileira na área, provocando uma interação regular entre estudantes e professores pesquisadores. A temática abordada nesta edição será “EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas”.

     

    A programação abrangerá palestras, Grupos de Trabalho (GT’s), apresentação cultural, atividade social e assembleia geral. O EBRAPEM conta com o apoio e parceria oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, por meio de seu atual presidente Cristiano Muniz, da Universidade de Brasília (UnB). A abertura se dará no prédio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP/PB). Já as atividades dos dias 06 e 07 de setembro ocorrerão no prédio do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UEPB, Campu I, bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

     

    Entre os objetivos principais do evento figuram reunir e integrar estudantes e professores pesquisadores da educação matemática, possibilitando maior intercâmbio e interlocução; incentivar e divulgar atividades de pesquisa na área da Educação Matemática; incentivar e estabelecer programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa da região e do país como um todo; publicar resultados das contribuições dos trabalhos de pesquisa do evento e os levantamentos feitos sob forma de caderno de resumos e anais, bem como divulgar novas obras (livros e revistas) nesse campo do saber.

     

    Como de natureza e perfil do EBRAPEM, para compor a Comissão Científica os pesquisadores são convidados segundo critérios dos organizadores, isto é, dos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação o qual o sedia. Sendo assim, nesta edição, os mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB tomaram como critérios convidar pesquisadores educadores matemáticos de diversas instituições e programas de pós-graduação brasileiros, atendendo as temáticas dos GTs existentes, além de pesquisadores da região Nordeste, do próprio Programa e educadores matemáticos que há muito não frequentam o evento.

     

    As atividades do EBRAPEM deste ano contam com o apoio dos professores da UEPB, Abigail Fregni Lins, Rômulo Alexandre Silva e Marília Lidiane Chaves da Costa.

     

    Os interessados em submeter trabalho no EBRAPEM deverão fazê-lo até 03 de julho, exclusivamente via internet, através do formulário online disponível na página do evento (http://www.ebrapem.com.br/). A inscrição somente estará efetivada após o pagamento da taxa referente à categoria escolhida (participante R$70 e ouvinte R$40).