Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM começa hoje.


    Hoje, às 19h, no auditório do Hotel Regente, em Belém (PA), ocorre a abertura oficial do 48º Fórum Nacional de Reitores. Promovido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) em pareceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) está edição do evento aborda como tema central as “Relações Institucionais das IES da ABRUEM com o Governo Federal”.

     

    Antonio Joaquim Bastos da Silva, presidente da ABRUEM ressalta que a associação sempre busca tratar de assuntos que auxiliem na melhor qualidade do ensino superior do país. “Em outras ocasiões tratamos da mobilidade acadêmica, bem como da importância da interiorização do ensino superior. Hoje, nosso foco está sob como a relação junto ao Governo Federal pode colaborar para o crescimento das universidades filiadas”, destaca Bastos da Silva.

     

    Até o dia 14 de maio, os representantes das instituições de ensino superior (IES) filiadas à associação participarão de palestras e discussões sobre o assunto central desta edição do Fórum, realizarão a reunião do Conselho Pleno da ABRUEM, terão a oportunidade de fazer uma visita técnica ao Parque Tecnológico de Guamá e terão um jantar de confraternização.

     

    Amanhã (12), o dia começa com a mesa temática sobre as ‘Políticas do Governo Federal para o avanço da educação superior e suas oportunidades para as IES da ABRUEM’. Haverá também discussões a respeito das ‘Colaborações com a União em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento local’ e do ‘O apoio federal à extensão nas IES da ABRUEM como estratégia para a inserção social institucional’.

     

    À tarde, os reitores realizam a Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM, o órgão máximo da associação, com poderes deliberativo e normativo, que reúne em assembléia geral os associados efetivos.