UNITAU sela parceria internacional para troca de informações sobre resgate em catástrofes.


     

    A Universidade de Taubaté (UNITAU) assinou neste mês, dois convênios de cooperação pedagógica, técnica e científica com universidades da República Turca do Chipre do Norte, na área de resgate em catástrofes. A assinatura do Reitor, Prof. Dr. José Rui Camargo, sela a parceria firmada com as instituições de ensino superior Near East University (NEU) e Girne American University (GAU) – que também possui unidades na Inglaterra e na Malásia.

     

    O objetivo desta parceria entre as universidades é a troca de informações sobre o resgate e as primeiras ações que devem ser tomadas em desastres ambientais e tecnológicos, com vistas a aumentar as chances de sobrevivência e o salvamento de vítimas. O convênio se estende em áreas de mútuo interesse, tais como: intercâmbio de professores e alunos; termo aditivo para pesquisa com sistemas termoelétricos diretos para refrigeração e geração de energia renovável, além de sistemas de produção e uso de biogás e reuso de águas.

     

    No final de abril, uma delegação da UNITAU – constituída pelo Prof. Dr. Ederaldo Godoy Júnior e três estudantes (os graduandos em Engenharia Civil, Fábio Rezende e Giovana Fátima e o pós-graduando em Engenharia Mecânica, Thiago Domingues) – esteve na Ásia. Na ocasião, a equipe de pesquisadores da Universidade representou o continente americano no II Seminário Internacional de Treinamento de Resgate em Catástrofes e Pesquisa Universitária, do qual o Prof. Dr. Ederaldo Godoy Júnior passa a fazer parte como membro efetivo – estão programadas mais três edições do Seminário Internacional.

     

    Além de coletar as assinaturas dos reitores das universidades estrangeiras, o Professor Godoy apresentou seus estudos sobre medidas de combate a enchentes, com tratamento de esgoto, uso racional de água, energização renovável e efeito estufa. Também estiveram presentes, no evento, delegações do Sultanato de Oman, da Austrália, da Inglaterra, da Turquia, da Malásia, da Macedônia, do Azerbaijão, do Nepal e da Alemanha.

     

    Após o envio do documento assinado pelo Reitor da UNITAU para a República Turca do Chipre do Norte, deve ter andamento o intercâmbio tecnológico entre a Universidade de Taubaté com a Near East University (NEU) e com a Girne American University (GAU) – o acordo prevê ainda publicações de artigos científicos sobre o tema.

     

    Conhecimento de uso prático

    A primeira equipe da UNITAU que participou do treinamento de resgate em catástrofes agora deve trabalhar como multiplicadora do conhecimento na Universidade. Mais equipes devem ser selecionadas pelo Professor Godoy para participar dos próximos seminários.

     

    “Ainda que o Brasil não sofra, historicamente, com catástrofes ambientais, é preciso estar preparado, afinal, os recentes casos de enchentes e quedas de barreiras devem deixar todos em alerta. O conhecimento de técnicas de sobrevivência e resgate em catástrofes é um assunto importante para ser disseminado entre a Universidade, servindo para salvar vidas”, explica o Prof. Dr. Ederaldo Godoy Júnior.