Missão Internacional da ABRUEM visita instituições em Bragança.

     

    A delegação de reitores da ABRUEM continua hoje (7), em Bragança, o ciclo de visitas técnicas aos órgãos ligados a educação de Portugal. Até o dia 18 deste mês, os integrantes da Missão Internacional da associação seguem conhecendo as instalações de diferentes instituições de ensino superior do país lusitano.

     

    Na programação de hoje, estão agendados um encontro com a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e também uma visita técnica ao Instituto Politécnico de Bragança. Durante estes encontros, os reitores das IES filiadas à ABRUEM, procuram estabelecer acordos que viabilizem a mobilidade acadêmica e o intercâmbio cultural.

     

    A AULP é uma organização que congrega como associados universidades e instituições de ensino e pesquisa de nível superior dos sete países de língua oficial portuguesa e Macau, e tem como objetivo promover a cooperação entre universidades e IES superior através do intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

     

    Empenhado na formação de qualidade e na promoção de atividades de pesquisa e extensão que tenham impacto nos meios econômico, social e cultural, o Instituto Politécnico de Bragança, trabalha para colaborar com o desenvolvimento da região em que está instalado.

     

    Primeiro dia de visitas

    Ontem (6), os 28 integrantes que compõem a delegação, conheceram as instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tiveram uma reunião com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

     

    Nascida em 1986, a UTAD, possui 40 cursos de graduação, congrega sete mil alunos e tem como objetivos principais o ensino, a pesquisa, a extensão e apoio à comunidade. O reitor desta é instituição é o professor Carlos Alberto Sequeira.

     

    O CRUP, órgão criado em maio de 1979, que tem como função a coordenação e representação das universidades e institutos públicos portugueses e da Universidade Católica Portuguesa, tem entre suas competências o dever de contribuir para o estreitamento das ligações com órgãos estrangeiros.

     

    Ao final do dia, o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva, ressaltou a importância das visitas técnicas aos órgãos ligados ao ensino superior de outros países. “Nas viagens temos a oportunidade de fechar parcerias com universidades estrangeiras que beneficiam os dois lados. Isso é um passo muito importante para o fortalecimento do ensino superior das IES filiadas à associação”, explicou Bastos da Silva.