Comitiva da associação chega à cidade do Porto.

     

    Após conhecer as instalações da Universidade do Minho, ontem (8), em Braga, a Missão Internacional da ABRUEM, realiza hoje (9), em Porto, cidade na qual fica até o dia 11, visita à Universidade do Porto (UP).

     

    Considerada, atualmente a maior instituição de ensino e pesquisa cientifica de Portugal, a UP conta com aproximadamente 2.300 professores pesquisadores e 31 mil estudantes, distribuídos nos 273 cursos de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutorado. Além disso, a UP é uma instituição que valoriza convênios que viabilizem o intercâmbio cultural de acadêmicos e docentes. Neste ano, ela recebe cerca de 700 estudantes brasileiros através de programas de mobilidade acadêmica.

     

    Ciente deste dado, o presidente da associação, Antonio Joaquim Bastos da Silva ressaltou a importância da visita à Universidade do Porto. “Visitar uma universidade que dá grande valor a convênios que favoreçam o intercâmbio cultural, como a UP, é essencial para que nossos objetivos sejam alcançados”, destaca Bastos da Silva.

     

    Amanhã (10), feriado nacional no país lusitano, no qual a nação portuguesa comemora o ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas’, a delegação da ABRUEM conhece Santiago de Compostela, cidade espanhola, que juntamente com Jerusalém e Roma é um dos lugares de peregrinação mais importantes do mundo.

     

    Terceiro dia de visitas

                A Universidade do Minho (UM), localizada em Braga, recebeu ontem (8), à comitiva da ABRUEM no seu terceiro dia de visitas às IES e demais órgãos ligados ao ensino superior de Portugal.

     

    Fundada em 1973, a UM, tem hoje, cerca de 1.200 docentes e 16 mil acadêmicos, distribuídos em cursos de graduação e pós-graduação e tem entres suas metas, realizar programas que visem o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições e órgãos internacionais, através da mobilidade de estudantes e docentes.