Vitor Hugo Zanette, reitor da Unicentro assina convênio em Portugal.

     

    Os reitores da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Vitor Hugo Zanette, e da Universidade do Porto (UP), José Carlos Marques dos Santos, assinaram convênio na última quinta-feira (9), em Portugal. O documento prevê mobilidade e intercâmbio para desenvolvimento de projetos institucionais, podendo beneficiar professores e acadêmicos.

     

    O convênio foi firmado durante missão internacional que integrantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizam em Portugal. A viagem tem intuito de promover um ciclo de visitas técnicas ligadas ao ensino superior português.

     

    “A assinatura de um acordo entre a Unicentro e a UP é prova de que os esforços realizados pelos reitores das IES (instituições de ensino superior) filiadas e a da própria Abruem, para viabilizar acordos que favoreçam a mobilidade, estão dando resultados significativos”, destacou Antonio Joaquim Bastos da Silva, presidente da Abruem.

     

    Para o reitor da Unicentro, “o convênio com a Universidade do Porto é mais uma demonstração do processo de internacionalização da Unicentro, que já inclui parcerias com instituições de ensino superior da Alemanha e da Argentina, por exemplo”.

     

    Desde o início da missão, a delegação, composta de 28 integrantes, já conheceu as instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), participando de reunião do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup), em Vila Real. Em Bragança, o grupo participou do “21º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa” (AULP), que debateu o tema “Novas formas de cooperação: espaços de convergência nos países lusófonos”, e também visitou o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Delegação também já visitou a Universidade do Minho (UM), localizada em Braga, e a Universidade do Porto, onde foi assinado o convênio.

     

    O roteiro da delegação, que encerra em 18 de junho, passará, ainda, por Lisboa, onde conhecerá as instalações da Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa. Outras instituições que serão visitadas são as universidades de Coimbra e de Aveiro.