Secretário anuncia parceria com a Unimontes e Fadenor.

     

    A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego firmará parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros para que a instituição seja a coordenadora das atividades do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã – nas regiões do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri - através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, nesta terça-feira (14), ao participar do evento “Planejamento e Desenvolvimento Social”, promovido pela Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf).

     

    O encontro foi realizado no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede) e contou também com as presenças dos secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Wander Borges; e do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira; e do reitor da Unimontes João dos Reis Canela. O objetivo foi de mobilizar os prefeitos para a captação de recursos sociais. Desta forma, os secretários apresentaram os programas coordenados por suas respectivas pastas.

     

    Durante o evento, o secretário Carlos Pimenta ressaltou as ações desempenhadas para elevação do nível do emprego formal nas regiões do Norte e Vales. Ele destacou a atuação da Universidade Estadual de Montes Claros na capacitação profissional. O trabalho da Unimontes também foi enaltecido pelos secretários Gil Pereira e Wander Borges.

     

    Reformulação

    O secretário Carlos Pimenta adiantou que o programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã passa por uma reformulação. A meta da iniciativa é de capacitar 15 mil adolescentes no Estado. Nesse contexto, anunciou que a Secretaria do Trabalho e Emprego pretende firmar parceria com a Unimontes, a fim de que a Fadenor venha coordenar os cursos oferecidos dentro do programa nessas regiões nas quais a universidade está inserida.

     

    Segundo ele, nos próximos dias, haverá uma reunião com o reitor João Canela para tratar do assunto. “A proposta é para que a Fadenor venha executar os cursos. Mas antes será feito um levantamento sobre as demandas de cada município, a fim de que possamos elevar o percentual dos participantes dos cursos no mercado de trabalho”, disse Carlos Pimenta.

     

    O reitor João dos Reis Canela salienta que o anúncio da Secretaria do Trabalho e Emprego é mais um reconhecimento à qualidade do trabalho da Unimontes, que, cada vez mais, amplia a prestação de serviços à comunidade. “A Universidade cumpre sua missão, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Através da Fadenor, com certeza, estaremos aptos a atender às demandas do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, capacitando profissionais para o mercado de trabalho”, assegurou.