Comitiva da associação encerra amanhã suas atividades em Portugal.

     

     No penúltimo dia de visitas às instituições de ensino superior (IES) portuguesas, a comitiva de reitores da ABRUEM, teve hoje (16) a oportunidade de conhecer as instalações das universidades Aberta (UAb) e de Lisboa (UL). A delegação, que encerra suas atividades em solo lusitano amanhã, retorna ao Brasil no próximo dia 18.

     

    Na UAb, única IES pública de Portugal vocacionada para o ensino a distância, a Missão Internacional da associação foi recepcionada pelo reitor Carlos Reis e pela vice-reitora Carla Oliveira. Com esta universidade os reitores da UEL, Nádina Aparecida Moreno e da UEPG, João Carlos Gomes firmaram um acordo de cooperação internacional.

     

    Também neste dia 16, a comitiva de reitores da ABRUEM visitou a Universidade de Lisboa (UL). Nesta instituição, de tradição histórica e que preza pela pesquisa a serviço da comunidade, os integrantes da delegação foram recebidos pelo reitor António Sampaio da Nóvoa, pelo vice-reitor António Vasconcelos Tavares e pelos professores Tomás Patrocínio e Conceição Santos Silva.

     

    Ainda na UL, o presidente da associação, Antonio Joaquim Bastos da Silva realizou uma apresentação sobre o modo de funcionamento da ABRUEM. Além disso, o reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho e os da UEL e da UEPG assinaram convênios com o reitor, António Sampaio da Nóvoa.

     

    O presidente da associação, Bastos da Silva, entregou aos reitores das duas IES visitadas hoje pela Missão Internacional da ABRUEM uma placa que marca a passagem da delegação pelas duas instituições. “A viagem está chegando ao fim, tem sido desgastante, já passamos por várias cidades. O importante é que os resultados de todo esse empenho têm sido extremamente satisfatórios”, destaca o presidente da ABRUEM.

     

    Fundada em 1930, resultado da fusão de quatro faculdades, a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) será a IES visitada pela comitiva amanhã (17), em seu último dia de visitas. Atualmente a UTL conta com 22 503 alunos, sendo 9.177 de licenciatura, 8.391 de pós-graduação,  3.223 de mestrado e 1.712 de doutorado,  tendo um orçamento que se aproxima dos 170 milhões de euros por ano.