UNITAU promove encontro entre reitores de instituições de ensino superior municipais.

     

     

    A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com instituições de ensino superior municipais, realiza, nesta terça-feira, dia 21 de junho, o “I Encontro Nacional de Reitores e Dirigentes de Instituições Públicas Municipais”. Será a primeira vez que lideranças de Instituições de Ensino Superior (IES) irão se reunir para debater os rumos da educação superior municipal brasileira e as metas estabelecidas pelo governo federal para esse segmento nos próximos anos.

     

    O evento, que será realizado no Salão de Atos da Reitoria da UNITAU, das 9h às 17h, irá discutir assuntos, como a adequação do Programa Universidade para Todos (Prouni) à realidade das IES municipais, bem como a criação de um programa similar ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

     

    Atualmente, as Instituições de Ensino Superior Municipais encontram-se destituídas de programas federais de investimentos e financiamentos da Educação Superior e de interlocução junto ao Ministério da Educação, justamente porque a mobilização desse setor é inexistente.

     

    Também será sugerida a criação de ações que promovam a equiparação das Instituições de Ensino Superior (IES) municipais às IES estaduais e federais nos editais de financiamento de extensão e pesquisa. Outra finalidade desse encontro será a criação de uma frente de trabalho das IES municipais, que irá representar o grupo para a busca de recursos e investimentos em ensino, pesquisa e extensão.

     

    “A UNITAU quer alinhar o relacionamento entre as faculdades e as universidades municipais, pois vivenciamos a mesma realidade. Existe um importante investimento do Ministério da Educação nas Federais e acesso das instituições de ensino superior privadas aos programas de financiamento como, por exemplo, o Prouni e o Fies. As Universidades Públicas Municipais, hoje excluídas, precisam também compor esse cenário”, salienta o reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo.

     

    No encontro de reitores serão indicados os representantes da IES municipais que irão participar, no próximo dia 30 de junho, em Brasília, de uma reunião com representantes do MEC que atuam na Secretaria de Educação Superior (Sesu). O objetivo é encaminhar para essa reunião, em Brasília, a Carta de Taubaté, que apresentará a realidade das IES municipais participantes do encontro e suas solicitações.

     

    “O Ministério da Educação está empenhado na criação do Plano Nacional de Educação. Por isso, acreditamos que esse é o momento adequado para que as Instituições de Ensino Superior Municipais unam-se para se posicionarem e marcarem a importante participação na qualidade do ensino no Brasil”, afirma o reitor.

     

    Para o Prof. Dr. José Rui, a Universidade de Taubaté tem um papel fundamental nesse processo de mudança. “Somos uma instituição que está presente na história do Vale do Paraíba e do Brasil pela qualidade de seu ensino, que garante a formação de profissionais competentes, responsáveis pelo desenvolvimento do nosso país”, conclui.