Unicentro e instituição da Ucrânia firmam convênio.

     

    A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) firmou convênio com a Universidade Nacional Oles Honchar, de Dnipropetrovsk, Ucrânia. As tratativas para a assinatura do convênio iniciaram em 2010, por ocasião de uma série de atividades realizadas pelo Núcleo de Estudos Eslavos (Nees), vinculado ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes do Campus de Irati, em conjunto com o Consulado da Ucrânia em Curitiba e a Representação Central Ucraniano-Brasileira.

     

    Dentre as ações descritas no convênio, destacam-se: realizar assessoria pedagógica para o projeto do curso de graduação em Letras - Ucraniano; promover a mobilidade internacional de docentes e acadêmicos de Letras, História, Geografia e Turismo; realizar pesquisas e publicações conjuntas; promover o 2º Colóquio Internacional de Estudos Eslavos, em 2012; desenvolver estudos comparativos em História Cultural; e, ainda, desenvolver ações para a troca de tecnologia de informação e armazenamento relacionados às áreas de arquivos e centros de documentação.

     

    O convênio foi assinado pelo reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette e pelo reitor da Universidade Oles Honchar, professor Mykola Victorovych Poliakov.