I Encontro Internacional de Pesquisadores debaterá Saúde, Psicologia e Esporte.

     

    A integração entre os pesquisadores das instituições brasileiras de ensino superior com os profissionais que atuam em outros países, assim como a divulgação da produção científica mais recente em todas as áreas do conhecimento, está entre os principais objetivos do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde (Eipse). O evento é uma realização da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad – Portugal) e as Faculdades Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC). A programação acontecerá entre os dias 12 e 16 de outubro.

     

    Conforme o cronograma, as inscrições para a submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de julho, pelo portal eletrônico do evento: www.eipse.unimontes.br. A projeção dos organizadores é de reunir cerca de mil pessoas vinculadas às áreas de saúde, educação, esporte, lazer, psicologia e cultura nos cinco dias de atividades. Entre os palestrantes estarão 36 pós-doutores, doutores, mestres e convidados das Américas do Norte e do Sul, África e Europa (Brasil, Portugal, Chile, Estados Unidos e Moçambique).

     

    A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Governo do Estado apóiam o encontro, assim como o Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

     

    Participação Conjunta

    Na programação oficial, mesas-redondas, conferências e apresentação de trabalhos científicos de professores e acadêmicos. “As atividades relativas à coordenação vêm sendo desenvolvidas com a participação efetiva dos professores das três instituições organizadoras, assim como dos acadêmicos das áreas envolvidas”, explica o professor Jaime Tolentino Miranda Neto, da organização geral do evento, ao lado do professor José Jacinto Vasconcelos Raposo (Utad).

     

    Os trabalhos científicos selecionados durante o encontro serão publicados na revista “Motricidade”, de Portugal, indexada como uma das mais importantes publicações do gênero com a classificação B1 Internacional. Aliás, paralelo ao “I Eipse”, acontecerá o 1º Encontro de Editores de Revistas Científicas Internacionais e Nacionais.

     

    Também estão confirmadas as participações do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia (Gipesom); Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação na Diversidade da Saúde (Gepeds); e do Programa de Pós Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde (PPGCS), pela Unimontes, e Centro de Integração em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (Cidesd), pela UTAD.