Reitor da UENF participa de encontro entre governador e universidades.

     

     

    O governador Sergio Cabral ouviu reitores de universidades públicas ou privadas nesta segunda, 01/08/11, para começar a montar um projeto que amplie a oferta de engenheiros formados no Estado. Presente ao encontro, o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, apresentou as propostas de expansão da Universidade no Noroeste Fluminense e em Macaé, além da possibilidade de mais vagas no próprio campus Leonel Brizola, em Campos.

     

    O tema central do encontro foi o combate à evasão de alunos nos cursos de engenharia, que em nível nacional atingiria média superior a 50%. Na UENF, como demonstrou Silvério, a evasão estaria bem abaixo da média nacional - na casa dos 11,9%  -, graças a características peculiares da instituição, como o perfil dos professores e os instrumentos de permanência estudantil (bolsas e auxílios) já existentes.

     

    “Demonstramos que, no nosso caso, a ampliação do número de engenheiros formados dependerá fundamentalmente da expansão no número de cursos e de vagas. E relatamos as reuniões que têm sido feitas com os prefeitos do Noroeste” conta Silvério.

     

    Um grupo de trabalho constituído por representantes das universidades e coordenado pela Faperj e pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) está sendo formado e terá 60 dias para apresentar sugestões. Segundo o secretário Alexandre Cardoso, de Ciência e Tecnologia, a Capes já sinalizou que participará do esforço.