Reitores da ABRUEM têm reunião com o MEC e com a Embaixada da Bélgica.

     

    Representantes das instituições de ensino superior (IES) filiadas à ABRUEM estarão em Brasília, na próxima semana, para uma série de compromissos. Na quarta-feira (10), haverá uma reunião com a equipe do Ministério da Educação/SESu. No dia seguinte (11), os reitores recebem o Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, na sede da associação. Também na quinta-feira, os membros da Câmara de Extensão e os da Câmara de Ensino à Distância se reúnem para debater sobre os respectivos assuntos. Além disso, na tarde do dia 11, os integrantes da Câmara de Internacionalização serão recebidos pela Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

     

     

    Compromisso no Ministério da Educação

    Neste encontro, que começa às 9h e se estende até as 17h, os representantes das IES associadas debatem com a equipe do MEC/SESu, entre outros temas, os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) para a educação superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e formas de ingresso, os programas de mobilidade acadêmica e a expansão do ensino superior.

    Esta reunião, que contará com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad para abertura das atividades, acontece no auditório do MEC, na Esplanada dos Ministérios, também terá a participação do secretário de Educação Superior, Luiz Claudio Costa e outros representantes do MEC/SESu.

     

    Reunião com o Embaixador da Bélgica

    Na tarde de quinta-feira (11), os reitores da ABRUEM recebem o Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, na sede da associação. Nesta reunião será realizada uma apresentação das universidades e dos centros de pesquisa belgas, a participação destes no programa ‘Ciência sem Fronteiras’ e discutido sobre uma eventual Missão da ABRUEM à Bélgica.

    É importante ressaltar que este encontro é resultado de uma reunião/almoço, oferecido pelo Embaixador na sede da Embaixada, que ocorreu no dia 27 de julho, entre o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva e o Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson. Na ocasião, após conversarem sobre uma série de assuntos, ambos concluíram que uma reunião entre ABRUEM seria Embaixada é muito importante.

     

    Câmaras instituídas pela associação realizam atividades em Brasília

    Os integrantes da Câmara de Extensão e da Câmara de Ensino à Distância e UAB se reúnem, no dia 11, na sala de reuniões da ABRUEM. Sendo que a primeira realizará suas atividades no período da manhã e a segunda à tarde. O objetivo delas é debater os assuntos referentes a cada tema e elaborar a apresentação que deverão desempenhar no 49° Fórum Nacional de Reitores. Evento que terá sua próxima edição realizada em Salvador, entre os dias 5 e 8 de outubro e que abordará a ‘Qualidade da Gestão Acadêmica nas IES Estaduais e Municipais’.

    O 49ª Fórum Nacional de Reitores é uma promoção da ABRUEM, que conta com o apoio das universidades do Estado da Bahia (UNEB), Estadual de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e Estadual de Feira de Santana (UEFS) para a realização desta edição.

    Presidida pela reitora da UEPA, Marília Brasil Xavier, a Câmara de Extensão conta com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Gisele Quinelli; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP, Mohamed Habib; a sub-reitoria de Extensão e Cultura da UERJ, Regina Henriques; e os o pró-reitores de Extensão, Raimundo Bonfim, da UESC; Maria de Fátima Ribas, da UNITINS e José Falcão Sobrinho, da UVA.

    Já Câmara de Ensino à Distância e UAB tem como presidente o reitor da UDESC, Sebastião Iberes Lopes Melo e conta ainda com o vice-reitor da UNITINS, Fernando Spanhol; o coordenador da EAD/UAB da UNEB, Silvar Ferreira Ribeiro; o coordenador do núcleo de EAD da UNESP, Klaus Schlüzen Junior; a professora da UEM, Maria Luisa Furlan Costa; a professora da UNIOESTE, Beatriz Dal Molin; o pró-reitor de ensino a distância da USCS, Denis Donaire e o assessor da UDESC, Estevão Roberto Ribeiro, no cargo de secretário.

    No total, a associação tem cinco Câmaras instituídas – Graduação, Extensão, Internacionalização, Pós-Graduação e Ensino à Distância e UAB – sendo que cada uma delas deverá apresentar os resultados dos estudos realizados sobre seu respectivo tema na 49ª edição do Fórum Nacional de Reitores.