Reitores se reúnem com Embaixador da Bélgica.

     

    Na tarde do dia 11 de agosto, os reitores das IES filiadas à ABRUEM, receberam na sede da associação, o Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson e a secretária de C&T, Educação, Cultura e Comunicação da Embaixada, Elaine Araújo. Durante a reunião foi realizada uma apresentação das universidades e dos centros de pesquisa belgas, um debate sobre programa ‘Ciência sem Fronteiras’. Além disso, houve a discussão sobre uma eventual Missão da ABRUEM à Bélgica.

     

    A secretária Elaine Araújo deixou claro que as universidades belgas, irão emitir uma nota oficial na qual declaram o interesse em receber estudantes brasileiros que participam do programa ‘Ciência sem Fronteiras’ e que por isso irão prorrogar o prazo de inscrições do ano letivo, de agosto para outubro de 2011.

     

    O projeto ‘Ciência sem Fronteiras’ é um programa especial de mobilidade internacional que proporciona 75 mil bolsas a estudantes do Brasil e que têm entre outros objetivos aumentar a presença de estudantes e pesquisadores brasileiros em instituições de excelência no exterior, e promover maior internacionalização das universidades brasileiras.

     

    Ainda no encontro, o Embaixador Claude Misson, convidou os representantes da associação para participar do Festival Europalia 2011, onde ocorrerá o lançamento do ano do Brasil na Bélgica, realizado em Bruxelas entre 4 e 7 de outubro. Porém, entre os dias 5 e 8 de outubro ocorre, em Salvador, o 49° Fórum Nacional de Reitores, que aborda nesta edição ‘Qualidade da Gestão Acadêmica nas IES Estaduais e Municipais’.

     

    O Fórum Nacional de Reitores é uma promoção da ABRUEM, que terá esta edição realizada pelas universidades do Estado da Bahia (UNEB), Estadual de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e Estadual de Feira de Santana (UEFS).

     

    Outro ponto debatido na reunião foi uma possível Missão da ABRUEM à Bélgica. Sobre este tema, ficou definido, que, o secretário Executivo, Carlos Roberto Ferreira e a secretária Geral, Denize Alencastro começarão a trabalhar nos preparativos em novembro deste ano. “Recorrentemente, nós, da ABRUEM, procuramos estabelecer importantes laços para favorecer a internacionalização do ensino superior brasileiro, a reunião com a Embaixada da Bélgica é uma prova desse nosso empenho”, destaca o presidente da associação, Antonio Joaquim Bastos da Silva.

     

     

    Câmaras instituídas pela ABRUEM se reúnem em Brasília

    11 de agosto foi o dia definido pelas Câmaras de Extensão e de Ensino à Distância e UAB para discutir pontos referentes aos respectivos temas e elaborar o material que será apresentado no 49° Fórum Nacional de Reitores.

     

    Os representantes da Câmara de Extensão, presidida pela reitora da UEPA, Marília Brasil Xavier realizaram suas atividades na sala de reuniões da ABRUEM pela manhã. Na reunião estavam presentes a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Gisele Quinelli; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP, Mohamed Habib; a sub-reitoria de Extensão e Cultura da UERJ, Regina Henriques; e os o pró-reitores de Extensão, Raimundo Bonfim dos Santos, da UESC e José Falcão Sobrinho, da UVA.

     

    À tarde, foi à vez dos integrantes da Câmara de Ensino à Distância e UAB, que tem como presidente o reitor da UDESC, Sebastião Iberes Lopes Melo, se reunirem na sala de reuniões da associação. Este encontro contou com a participação do vice-reitor da UNITINS, Fernando Spanhol; do coordenador da EAD/UAB da UNEB, Silvar Ferreira Ribeiro; do coordenador do núcleo de EAD da UNESP, Klaus Schlüzen Junior; da professora da UEM, Maria Luisa Furlan Costa; do pró-reitor de ensino a distância da USCS, Denis Donaire e do diretor geral do Centro de Educação à Distância da UDESC, Estevão Roberto Ribeiro, secretário desta Câmara.