Representantes da ABRUEM saem frustrados de reunião com o MEC.

     

    Cerca de 100 representantes das instituições de ensino superior (IES) filiadas à ABRUEM tiveram, no último dia 10, uma reunião com a equipe do Ministério da Educação/SESu. O encontro, que ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, começou às 9h e terminou às 17h. O intuito foi debater entre outros assuntos os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) para a educação superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e formas de ingresso, os programas de mobilidade acadêmica e a expansão do ensino superior.

     

    A abertura da reunião foi realizada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, que destacou, entre outros, os aspectos que podem favorecer a ampliação dos recursos federais às universidades estaduais e municipais. Com isso, Haddad tocou em pontos importantes como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), as políticas do PNE, as parcerias com as IES, entre outros.

     

    Após a apresentação do presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva e da breve exposição realizada pelo secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, os representantes da associação dirigiram seus questionamentos ao coordenador de Relações Estudantis do MEC/SESu, Lucas Ramalho. Já na continuidade da reunião, após o almoço, quem respondeu as dúvidas dos representantes da ABRUEM foi Paula Branco de Mello, diretora de Políticas e Programas de Graduação do MEC/SESu.

     

    No fim do dia, o clima entre os representantes das IES filiadas à ABRUEM era de descontentamento, o debate com o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, ficou só na expectativa e acabou não acontecendo. Nele, temas de grande importância para o fortalecimento do ensino superior público seriam amplamente discutidos. Por isso, uma nova reunião entre o secretário e os representantes da ABRUEM acontece no próximo dia 30, no auditório do MEC, às 14h.

     

    É importante lembrar que Luis Cláudio Costa foi um dos idealizadores da reunião, juntamente com o presidente da associação, Antonio Joaquim Bastos da Silva.

     

    ABRUEM homenageia deputado

                O mesmo dia, o presidente e o vice-presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva e João Carlos Gomes, respectivamente, entregaram em nome da associação, um diploma de mérito ao deputado federal pelo estado do Paraná, Alex Canziani, por sua colaboração e apoio junto a ABRUEM nos pleitos que visam o fortalecimento do ensino superior no país.