Reitores se reúnem em Brasília na próxima semana.

     

    Nesta semana, os representantes das instituições de ensino superior (IES) filiadas à associação têm uma série de compromissos em Brasília. No dia 30, participam de reunião com o MEC/SESu. Na manhã do dia 31, a ABRUEM reúne os presidentes das Câmaras da ABRUEM e os representantes da associação na Comissão dos hospitais de ensino. À tarde há a reunião administrativa mensal da associação.

     

    Encontro com o MEC

    Nesta reunião estará presente o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa para dar sequência aos debates iniciados com os representantes da ABRUEM no último 10 de julho. O encontro ocorre às 14h da próxima terça-feira (30), no auditório do MEC, na Esplanada dos Ministérios.

    Os cerca de 100 representantes das IES filiadas à associação saíram frustrados do encontro realizado dia 10 com a equipe do MEC/SESu, já que o debate com o secretário Luiz Cláudio Costa, ficou só na expectativa e acabou não acontecendo. Nele, temas de grande importância para o fortalecimento do ensino superior público seriam amplamente debatidos.

     

    Câmaras da ABRUEM

                A pedido do Ministro da Educação, Fernando Haddad a ABRUEM irá elaborar um documento com o diagnóstico dos programas da associação e com sugestões e críticas de/a projetos e parcerias com o Ministério da Educação (MEC). Por isso, os reitores das Câmaras instituídas pela associação se reúnem na manhã da próxima quarta-feira (31) em Brasília.

                Com os dados coletados nas IES filiadas por parte dos representantes das Câmaras e nos hospitais de ensino por parte dos da Comissão, será produzido um documento com as informações sistematizadas. O modo como esse documento deverá ser elaborado por cada uma das Câmaras será explicado nesta reunião. Vale lembrar que todas as Câmaras instituídas devem apresentar o material produzido no 49º Fórum Nacional de Reitores.

                Nesta reunião estarão presentes os presidentes das Câmaras de pós-graduação, Ariano Aparecido Silva, reitor da UNEMAT; de internacionalização, Carlos Fernando de Araújo Calado, reitor da UPE; de graduação, Jairo José Campos da Costa, reitor da UNEAL; de extensão, Marília Brasil Xavier, reitora da UEPA; de EAD/UAB, Sebastião Íberes Lopes Melo, reitor da UDESC.

                Além deles, estarão presentes os representantes da associação na Comissão dos Hospitais de Ensino. Julio Santiago Prates Filho, reitor da UEM e Rozangela Maria de A. F. Wyszomirska, reitora da UNCISAL.

     

    Reunião administrativa

                Na tarde de quarta-feira (31), à partir das 14h, o compromisso dos reitores da ABRUEM é a reunião administrativa mensal  que acontece na sede da associação.

                O professor Carlos Naldi, da Politécnico de Torino e coordenador do Uni-Itália participará da reunião para tratar de assuntos referentes ao intercâmbio acadêmico. Também na reunião será realizado um relato sobre as duas reuniões com o MEC/SESu – dos dias 10 e 30 – e do encontro com o Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, que ocorreu no dia 11 deste mês.

                 Na reunião com Claude Misson houve uma apresentação das universidades e dos centros de pesquisa belgas e também foi conversado sobre uma possível Missão da ABRUEM à Bélgica. Sobre isto, ficou definido, que, o secretário Executivo, Carlos Roberto Ferreira e a secretária Geral, Denize Alencastro começarão a trabalhar nos preparativos em novembro deste ano.

    Outro ponto debatido foi o 49° Fórum Nacional de Reitores, que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro ocorre, em Salvador. Nesta edição o tema abordado será a ‘Qualidade da Gestão Acadêmica nas IES Estaduais e Municipais’. O Fórum Nacional de Reitores é uma promoção da ABRUEM, que terá esta edição realizada pelas universidades do Estado da Bahia (UNEB), Estadual de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e Estadual de Feira de Santana (UEFS).