Ministério aprova projeto da Unimontes para o Centro de Pesquisa em Ciências Humanas.

     

    A Universidade de Montes Claros (Unimontes) contará com um Centro de Pesquisa específico para a área de Ciências Humanas (CPCC). O projeto da nova unidade para os cursos de graduação e de mestrados foi contemplado junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia – através do Edital de Chamada Pública do MCT com a Financiadora de Estudos e Projeto (FINEP) e o Fundo de Infraestrutura (CT-Infra) – com recursos da ordem de R$ 1.438.832.

     

    A proposta, encaminhada em março último, foi coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, envolvendo, também os programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Social, Letras/Estudos Literários e História, além do setor de engenharia e arquitetura da universidade.

     

    Segundo o reitor João dos Reis Canela, o Centro de Pesquisa em Ciências Humanas será construído no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro e atenderá aos programas de mestrado em Desenvolvimento Social, Letras/Estudos Literários e História e outros a serem implantados pela Unimontes em áreas afins. Também serão beneficiados os cursos de graduação, com a melhoria das condições de estudos nas áreas humanas e sociais.

     

    Ampliação de Fronteiras

    O professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, explica que o novo Centro abre as portas para ampliação das relações interinstitucionais de caráter nacional e até mesmo internacional. “A Unimontes ampliará a busca pela produção de conhecimento local e a melhor formação de recursos humanos, principalmente para o maior desenvolvimento social de sua área de abrangência”, completou o pró-reitor sobre o Centro de Pesquisa em Ciências Humanas.

     

    O professor Vicente Rocha Júnior salientou, também, que “conforme o histórico das concessões feitas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com recursos do Proinfra, desde 2007 até os dias atuais, a Unimontes demonstra progressão em pesquisas e pós-graduação”.