ABRUEM promove Fórum Nacional de Reitores.

     

    ABRUEM promove Fórum Nacional de Reitores

    Entre os dias 5 e 8 de outubro, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) promove em Salvador o 49° Fórum Nacional de Reitores, que abordará a qualidade da gestão acadêmica nas IES estaduais e municipais. A abertura oficial do evento ocorre no dia 5 de outubro, às 19h, no salão de reuniões do Catussaba Resort Hotel.

    O fórum deverá reunir um grande número de representantes das universidades estaduais e municipais filiadas, representantes de instituições governamentais, professores e convidados. Um dos objetivos do fórum é o compromisso de difundir e produzir conhecimento junto à sociedade, e assim estabelecer um ambiente de cooperação e troca de experiências entre as filiadas. Entre os conferencistas do fórum está Glaucius Oliva, presidente do CNPq.

    O tema central da edição foi dividido em subtemas: Plano Nacional de Educação (PNE), o exame nacional de docentes, a mobilidade acadêmica e a autonomia universitária e financeira das universidades estaduais e municipais. Além disso, as cinco Câmaras – Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Internacionalização, Ensino a Distancia e UAB – instituídas pela ABRUEM irão realizar uma apresentação.

    De acordo com o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva, “os fóruns promovidos pela ABRUEM são importantes locais para debater temas que contribuem para a melhoria e o fortalecimento do ensino superior no país. Além disso, são importantes locais de trocas de conhecimentos.”

    Salvador, cidade que recebe essa edição do Fórum Nacional de Reitores, foi a primeira capital brasileira e possui uma série de atrativos turísticos, que vão desde o patrimônio histórico, o conjunto arquitetônico e o litoral até a cultura local, da qual fazem parte a música, a culinária e a religião.

    Para realizar essa edição do evento, a associação conta com o apoio das universidades do Estado da Bahia (UNEB), Estadual de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e Estadual de Feira de Santana (UEFS).

     

    UESC

    A UESC é uma universidade comprometida com a formação da cidadania e com o desafio de atender às demandas da comunidade regional. Localizada em Ilhéus, região sul da Bahia, onde ainda existem remanescentes de Mata Atlântica que oferecem cobertura natural às plantações de cacau, a instituição exerce um papel fundamental na criação de programas interativos, que são regularmente realizados em conjunto com produtores rurais, empresários e associações em busca de novas alternativas para o desenvolvimento regional.

     

    UNEB

    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), maior instituição pública de ensino superior da Bahia, fundada em 1983 e mantida pelo governo do estado por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), está presente geograficamente em todas as regiões do estado, estruturada no sistema multicampi. Atualmente, a universidade disponibiliza mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação, oferecidos nos 29 departamentos.

     

    UESB

    A UESB é uma instituição que tem como visão ser referência em educação e transformação social. Entre as missões dessa IES, está realizar com efetividade o ensino, a pesquisa e a extensão, produzindo, sistematizando e socializando conhecimentos para a formação de profissionais-cidadãos, visando a promoção do desenvolvimento humano.

     

    UEFS

    Instalada no Portal do Sertão, a  UEFS nasceu como resultado de uma estratégia governamental, com o objetivo de interiorizar a educação superior, até então circunscrita à capital Salvador. Com o objetivo de formar e capacitar novos profissionais, a UEFS oferece vários cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação, entre especializações, mestrados e doutorados.

     

    Clique aqui para conferir a programação do 49° Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM.