ABRUEM realizou 49º Fórum de Reitores.




    Com grande participação e boas discussões abordando a ‘Qualidade da gestão acadêmica nas IES Estaduais e Municipais’, evento reuniu mais de 100 participantes

    Entre os dias 5 e 8 de outubro, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) reuniu em Salvador, representantes das instituições de ensino superior (IES), para o 49.º Fórum Nacional de Reitores. A abertura oficial evento aconteceu às 19h, da última quarta-feira (5) no salão de reuniões do Catussaba Resort Hotel, em Salvador. Nesta edição, o Fórum abordou a ‘Qualidade da gestão acadêmica nas IES Estaduais e Municipais’.

    Para facilitar a discussão, o tema central do Fórum foi subdividido em: Plano Nacional de Educação (PNE), exame nacional de docentes, mobilidade acadêmica e autonomia universitária e financeira das universidades estaduais e municipais. A novidade nesta edição do evento foram as apresentações das Câmaras instituídas pela associação – Pós-Graduação, Extensão, Internacionalização, Ensino a Distância e UAB.

    De acordo com o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva, “os fóruns promovidos pela associação são importantes locais para debater temas que contribuem para a melhoria e o fortalecimento do ensino superior no país. Além disso, são importantes locais de trocas de conhecimentos”.

    Promoção da ABRUEM, o 49.º Fórum Nacional de Reitores doi realizado pelas universidades do Estado da Bahia (UNEB), Estadual de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nesta edição do Fórum reuniu um grande número de representantes das universidades estaduais e municipais filiadas à associação, além de representantes de instituições governamentais, professores e convidados.

     

    Segundo dia

    Na quinta-feira (6), o segundo dia de atividades do 49.º Fórum Nacional de Reitores começou com uma palestra sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), assunto que foi abordado pelo deputado federal Emiliano José em mesa temática mediada pelo presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva.

    Às 10h15, começou a apresentação da Câmara de Extensão, que é presidida pela reitora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Marília Brasil Xavier. Uma hora depois, foi realizada a apresentação da Câmara de Pós-Graduação, que tem como presidente o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Adriano Aparecido Silva.

    Após o almoço, às 14h, o reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Júlio Cezar Durigan debateu a autonomia universitária e financeira das instituições de ensino superior em mesa temática mediada por Lourisvaldo Valentim da Silva, reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

    Às 16h45, a Câmara de Ensino a Distância e Universidade Aberta do Brasil, que tem como presidente o reitor Sebastião Iberes Lopes Melo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), realizou sua apresentação. Cada câmara teve 30 minutos para realizar sua apresentação, sendo a outra meia hora destinada a questionamentos dos presentes.

    Às 17h45, começou a reunião do Conselho Pleno da ABRUEM, órgão máximo da associação, com poderes deliberativo e normativo, que reúne em assembleia geral os associados efetivos. Ao final da noite, os reitores e demais participantes do 49.º Fórum Nacional de Reitores tiveram um jantar de confraternização.

     

    Terceiro dia

    Uma apresentação dos representantes da Comissão dos Hospitais de Ensino abriu o terceiro dia  - quinta-feira (7) – de atividades do 49.º Fórum Nacional de Reitores promovido pela ABRUEM. Os representantes desta comissão são Julio Santiago Prates Filho, reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM),  Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska, reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e João Carlos Amador, Superintendente do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como secretário da comissão .

    Mais tarde, às 10h15 o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Paulo Roberto Pinto Santos mediou a mesa temática que debateu a mobilidade acadêmica, sendo que o conferencista desta discussão foi Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e de Saúde  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Uma hora depois foi à vez da Câmara de Internacionalização, que é presidida pelo reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado realizar sua apresentação. Às 14h Luis Afonso Bermudez, diretor do Centro de Apoio do Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB) discutiu a inovação tecnológica em mesa temática mediada pelo vice-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Genival Corrêa de Souza. Os reitores finalizam os compromissos do 49.º Fórum Nacional de Reitores com uma atividade cultural realizada no sábado (8).