Graduação em Relações Internacionais da UEPB promove em novembro 4ª edição do MUNDI.

     

     

    O curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, promove, entre os dias 10 e 11 de novembro, na Escola Superior da Magistratura, no bairro do Altiplano, em João Pessoa, o MUNDI LAB, nova proposta do Modelo Universitário de Diplomacia, que consistirá na primeira experiência em idioma estrangeiro do evento e, portanto tem caráter experimental.

     

    O MUNDI consiste numa simulação de organismos internacionais realizada na Paraíba desde 2009. O objetivo da atividade é reproduzir a dinâmica das organizações internacionais e trazer à tona debates pertinentes da realidade internacional. Com a simulação os participantes têm a oportunidade de colocar em prática o desenvolvimento do processo de negociação entre os diversos atores internacionais e são expostos a situações que demandam raciocínio, oratória e habilidades teóricas.

     

    Nesta edição, o comitê simulado será a Conferência Rio +20, que acontecerá no mês de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de promover discussões acerca do desenvolvimento de possíveis alternativas à energia nuclear e, possivelmente, um documento final, em formato de Convenção ou Protocolo, como resultado das discussões.

     

    As inscrições para o evento já foram encerradas, havendo uma lista de espera para as vagas remanescentes.  É exigido dos participantes um nível avançado de comunicação em inglês, visando ao bom andamento da simulação. A atividade é aberta  ao público universitário da UEPB ou das demais instituições de ensino superior.

    Fluência em Inglês

    A professora do Núcleo de Línguas do Campus V da UEPB, Amélia Augusta de Brito, orientará os alunos que participarão do MUNDI LAB com aspectos como a fluência e a utilização de termos formais usados em tal ocasião, uma vez que é necessário que dominem o padrão culto da língua.

     

    Mestre em Letras pela UFPB, Amélia Augusta de Brito ministra língua inglesa no curso de Relações Internacionais, no Núcleo de Línguas do Campus V da UEPB e na oportunidade, corrigirá o manual de normas e também apresentará um mini curso vocabular no qual os estudantes que vão participar como delegados treinarão os termos mais utilizados na apresentação de seus argumentos.

    Sobre o MUNDI

    O MUNDI surgiu, em 2008, impulsionado por uma atividade ligada à disciplina de Teoria das Relações Internacionais I, ministrada pela professora da UEPB, Raquel Melo. Para a organização, cinco estudantes se apresentaram como voluntários. A partir de então, foram realizadas reuniões e estudos sistemáticos para construir o Modelo Universitário de Diplomacia da UEPB.

     

    Em março de 2009, o MUNDI foi realizada a primeira edição do evento. A temática abrangeu a Intervenção Humanitária no Haiti, no comitê do Conselho de Segurança da ONU, além da cobertura do MUNDI News.

     

    Já na sua segunda edição, o MUNDI teve como organização simulada a OEA, sob o olhar jornalístico do MUNDI News. Ampliando sua agenda de discussões, a simulação debateu o polêmico caso de reintegração de Honduras à OEA e o Terrorismo Internacional, através dos Planos de Ação para a Cooperação Hemisférica.

     

    O MUNDI 4, realizado em abril deste ano, simulou três comitês concomitantes: a OEA, o Conselho de Segurança e o MUNDI News. A OEA teve como temática os planos de ação sobre Democracia, Corrupção e Direitos Humanos, já o Conselho de Segurança englobou a temática das ações multilaterais dos conflitos de quarta geração, analisando a estratégia de resolução de conflitos no Afeganistão e no Iraque. Esta última edição reuniu mais de 140 pessoas, da Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Fortaleza.

     

    Este ano, o MUNDI tornou-se um projeto de Extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB, sob coordenação do professor Elias David Morales. De acordo com o coordenador da iniciativa, o diferencial desta edição é o fato de ser realizada em idioma estrangeiro, o inglês, característica que deverá estar presente nas próximas versões do MUNDI, com outras línguas, como o espanhol, sendo utilizadas.