Estudantes de Cabo Verde e Guiné-Bissau farão graduação na Unicentro.

     

    A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) receberá três alunos oriundos de outros países, dois de Cabo Verde, nos cursos de Fonoaudiologia (Irati) e Publicidade e Propaganda (Guarapuava), e um de Guiné-Bissau, em Ciência da Computação (Guarapuava). Os estudantes foram selecionados no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G.

     

    O objetivo do PEC-G é oferecer aos estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico, a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em instituições de ensino superior (IES) brasileiras. O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com as IES em todo o país.

     

    De acordo com o MEC, alunos selecionados cursam gratuitamente a graduação, porém, devem atender alguns critérios, dentre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

     

    São selecionadas preferencialmente pessoas entre 18 e 25 anos, inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

     

    Mais informações no Portal do MEC.