Convênio com a Petrobras viabiliza pesquisas e bolsas na Unimontes.

     

    A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) assinou convênio com a Petrobras, que objetiva o fortalecimento e a consolidação das ações de graduação e pós-graduação da instituição, através do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH). O convênio, no valor de R$ 1.339.759,00, viabilizará o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de petróleo, gás, energia e biocombustíveis, possibilitando a concessão de bolsas para professores e alunos dos cursos de graduação de Biologia e dos mestrados em Ciências Biológicas e Biotecnologia.

     

    Os recursos são oriundos da Universidade Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O acordo foi assinado pelo reitor João dos Reis Canela, em solenidade realizada na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (21/11). Também participaram da solenidade o superintendente administrativo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), Wilson Atair Ramos; o professor Dario Alves de Oliveira, coordenador de Inovação Tecnológica; e o coordenador do projeto no âmbito da Unimontes, professor Afrânio Farias de Melo Júnior.

     

    O reitor João Canela destaca que a assinatura do convênio é da mais alta relevância. “Trata-se de feito de grande significado para nossa universidade, tendo em vista a competência e a importância da Petrobras no contexto nacional”, avalia. Ele frisa que, com a iniciativa, a Unimontes reforça sua inserção formação de recursos humanos para o País. “Desta forma, a universidade está sendo valorizada ao compartilhar dessa parceria com a Petrobras”.

     

    O professor Afrânio Farias Júnior, da Coordenadoria de Inovação Tecnológica/Pró-Reitoria de Pesquisa, explica que o Programa de Formação de Recursos da Petrobras contempla diversas instituições no País que mantêm cursos e programas nas áreas de interesse da estatal, que conta com uma usina de biodiesel em Montes Claros.

     

    DEMANDAS

     

    A própria Unimontes encaminhou proposta à Petrobras, que foi acolhida pela companhia, resultando na assinatura do convênio para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e a concessão das bolsas aos professores e alunos. Conforme a proposta apresentada pela universidade, entre outros resultados, a iniciativa visa a “formação de mão de obra especializada, atendendo às demandas e necessidades do setor de petróleo, gás, energia e biocombustíveis”. Também objetiva a “redução da taxa de evasão, incentivando o aluno, desde o inicio do curso, a se dedicar exclusivamente aos estudos e atividades de desenvolvimento tecnológico, por meio da concessão de bolsas”.

     

    EDITAL

     

    Serão concedidas 15 bolsas para os alunos do curso de graduação de Biologia – bacharelado – e 10 bolsas para os matriculados nos mestrados nas áreas de Ciências Biológicas e de Biotecnologia. Também serão liberados recursos para projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e alunos, com a possibilidade da contratação de um professor visitante pela universidade. Nos próximos dias, a Unimontes vai divulgar o edital para a seleção de professores e acadêmicos a serem contemplados com o programa. As atividades serão iniciadas em janeiro de 2012, com duração prevista de 45 meses.