Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental inicia atividades no Brasil.

     

    Fonte – Assessoria de Comunicação Unesp

    O Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) iniciou oficialmente  suas atividades no Brasil no último dia seis, em sua sede, no Campus da Unesp de São Paulo. A unidade foi idealizada para ser um centro de excelência em física teórica na América do Sul. Além de organizar escolas avançadas e workshops internacionais, o Instituto receberá pesquisadores visitantes e pós-doutores e promoverá intercâmbio entre alunos e cientistas do Brasil e do Exterior.

    A criação do ICTP-SAIFR é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física Teórica Unesp e o ICTP (Centro Internacional de Física Teórica), centro de pesquisas sediado em Trieste, Itália, e vinculado à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O ICTP-SAIFR é a primeira filial do ICTP no mundo e sua instalação na América do Sul conta com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

    Escolas

    De acordo com o diretor do ICTP-SAIFR, Nathan Berkovits, professor do IFT-Unesp, a instituição oferecerá em 2012 três escolas avançadas (do inglês schools, como são chamados os cursos internacionais de curta duração) e um workshop. A primeira escola teve início em 16 de janeiro, com um curso de matemática aplicado à biologia e 63 alunos de vários países (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela além de Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal). O curso foi encerrado no dia 28.

    A segunda escola, sobre astrofísica e cosmologia, será realizada em julho; a terceira, que tratará da computação voltada à pesquisa teórica, ocorrerá em novembro. “A partir do Brasil, nosso objetivo é integrar estudantes e pesquisadores dos países sul-americanos e promover a pesquisa em física teórica”, afirma Berkovits.

    Mais informações sobre o ICTP-SAIFR estão disponíveis no site http://www.ictp-saifr.org/ .