Professor do Politécnico di Bari da Itália esteve na UNITAU.

     

    A Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu no dia 08 de março, na Basílica do Senhor Bom Jesus, de Tremembé, o Professor Pietro Grimaldi, do Politécnico di Bari, que tem convênio com a Universidade desde 1998. O encontro contou também com a presença da Profa. Dra. Maria Dolores Alves Cocco e de alunos do curso de Arquitetura.

                O objetivo principal do evento foi a apresentação de um novo equipamento com tecnologia italiana, que ajudará no levantamento de dados para a restauração da Basílica de Tremembé. O aparelho, que leva o nome de Laser Scanner 3D, consegue captar uma estrutura em escala e profundidade, usando inúmeros feixes de luz, que vão desenhando a imagem em três dimensões. Este processo é conhecido como fotogrametria.

                Grimaldi afirma que, para realizar um bom levantamento, necessita-se de muita tecnologia, somada ao empenho humano. “Precisamos usar as novas tecnologias, porém não podemos esquecer as outras maneiras utilizadas pelos alunos”, declara o engenheiro civil.

                A Profa. Maria Dolores revela que os alunos estão tendo contato com o equipamento pela primeira vez, pois, anteriormente, utilizavam aparelhos pouco qualificados. “Os universitários levaram quatro meses para levantar todas as informações sobre a basílica, mas, com essa tecnologia, conseguimos o mesmo número de dados em exatamente dois minutos”, explica.

                O aluno Felício Xavier, do 5º ano de Arquitetura, afirma que fizeram um levantamento de dados, muitas vezes, baseado em probabilidade. “Com esse aparelho, conseguimos obter mais exatidão sobre as características do objeto”, revela.