REITORES DE TODO O BRASIL PARTICIPAM DA ABERTURA DO 500 NACIONAL DE REITORES.

     

    Na última quarta-feira (23/05), reitores de todo o Brasil se reuniram para a abertura do 50º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que aconteceu no Dorisol Recife Gran Hotel, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. O encontro, promovido pela ABRUEM em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), tem como tema central: “A qualidade da educação superior e os modelos de avaliação brasileiros”, e como sub-tema: “Estratégias de construção de redes interinstitucionais no ensino, pesquisa e extensão”. Para o reitor da UPE, Carlos Fernando Araújo Calado, é uma satisfação sediar esta edição do evento. “Espero que sejam dias muito produtivos.”

    Durante a abertura, o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, destacou as metas da associação nos últimos anos e as parcerias com os governos federal e estaduais em ciência e tecnologia. “Que a ABRUEM ocupe o seu espaço no ensino superior.” Na mesma ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, falou dos desafios da consolidação de uma universidade. “É desafiante construir uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Ele destacou ainda duas questões importantes. “A primeira é  de ordem política. É a construção de um pacto pela educação. A oportunidade de construir esse pacto é agora”, disse. A segunda, segundo ele, é a interação entre as instituições.  “Precisamos transformar o nosso patamar de conhecimento em desenvolvimento.”

    Diploma de Associado Honorário da ABRUEM

    Durante a abertura do 50º Fórum Nacional de Reitores foram entregue o Diploma de Associado Honorário da ABRUEM aos reitores Antônio Joaquim Bastos da Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e Luiz Antônio Arantes, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A homenagem foi instituída em 09 de maio deste ano. O reitor da UPE, professor Carlos Fernando Araújo Calado, também recebeu homenagem. A solenidade terminou com uma aula espetáculo do escritor Ariano Suassuna.

     

    PROGRAMAÇÃO

    As palestras do encontro têm continuidade até esta sexta-feira (25/05) e abordarão assuntos como a avaliação da qualidade da educação superior e o papel das universidades no desenvolvimento do País.

    Na programação desta quinta-feira (24/05) estão as palestras da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar, da professora Ana Maria Ferreira Leite, coordenadora geral de avaliação e Acompanhamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e da professora da UPE, Izabele Barros, abordando o projeto de extensão Modateca, que coordena na instituição.

    Na sexta (25/05) estão confirmadas palestras de Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), e Glaucius Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentre outras. Veja a programação completa aqui.