Tem início a Missão Internacional da ABRUEM.

     

    A comitiva em 2012 tem como destino a Bélgica e a Alemanha

    Reitores e representantes de universidades de todo o Brasil partem para a Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) para Bélgica e Alemanha. Ao todo, a comitiva conta com 29 integrantes. A viagem terá duração de dezoito dias, sendo visitadas 13 instituições de ensino superior na Bélgica e 10 na Alemanha.

    Para o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, a escolha desse ano ocorreu devido à pré-disposição de ambos os países em estabelecer parcerias e convênios com o Brasil. “A Bélgica demonstrou um grande interesse em receber nossa comitiva, visando estabelecer parcerias entre os dois países. Já com a Alemanha, a aproximação com a ABRUEM ocorreu em novembro do ano passado. Nesse período, firmamos um convênio com a HRK. Os outros parceiros do acordo foram a ANDIFES, o CONIF, a Capes, o CNPq, a ANUP e a ABRUC”, destacou. Por essa parceria, ficou estabelecido que cada órgão seria responsável em promover a cooperação e a mobilidade acadêmica entre as universidades de ambos os países.

      Além disso, tanto a Bélgica quanto a Alemanha estão inseridas no programa Ciência sem Fronteira, do governo federal. O programa, lançado em 26 de julho de 2011, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento (CNPq e Capes), e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

    Primeiras universidades visitadas

    No primeiro dia da missão (04/06), pela manhã, a comitiva em Bruxelas  visita a Universiteit Antwerpen. No período da tarde, viagem para Gent para conhecer as instalações da Universiteit Gent. Dia 5 de junho pela manhã viagem a Louvain para visita a Université Catholique de Louvain-laNeuve. No período da tarde serão conhecidas a Katholieke Universiteit Leuven, com KAHO Sint Lieven e University College LessiusMechelen.