No quarto dia de visitas, mais duas universidades alemãs recebem a comitiva da ABRUEM.

     

    A comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) foi recebida no quarto dia (14/06) da Missão Internacional na Alemanha na Fachhochschule Köln e na Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn.            

    Na primeira instituição, os representantes brasileiros foram recepcionados pelo reitor Joachin  Metzner ( vice - presidente da Conferência de Reitores da  Alemanha). Na sua fala inicial o reitor da Fachhochschule Köln destacou o momento oportuno da viagem da Comitiva da ABRUEM, além de ressaltar o Acordo de Cooperação assinado em novembro de 2011 em Bonn onde esteve presente o presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes.

    A Fachhochschule Köln conta com quase 20 mil alunos, 75 cursos e 430 professores. Com esses números, a instituição conquistou o título de maior universidade de ciências aplicadas da Alemanha. Do total de estudantes, 44% cursam Engenharia. Ao todo, são 11 faculdades e um Instituto de Tecnologia Tropical. Esta universidade vem procurando ampliar seu processo de internacionalização e, por isso, está implantando escritórios internacionais em São Paulo, New York e Shangay. Dos 3.100 estudantes  internacionais, 37 são brasileiros. A instituição possui também o Insitute  for Tecnology  and Resouurces Management,  um dos mais importantes da  Alemanha. O ITT  cursos Masters pode receber alunos de graduação das universidades brasileiros.

    No períoda da tarde, a comitiva foi  até a Universidade Bonn, na segunda parte da visita, para conhecer suas intalações. Essa instituição está no TOP 100 em Shangai no  "Academic Ranking  of Eord Universites", além de ocupar a quinta colocação entre as  universidades alemãs no ranking das cem melhores do mundo todo. Possui como graduações ofertadas: Teologia Católica, Teologia Protestante, Direito, Economia, Medicina, Filosofia, Matemática, Ciências Exatas e Agricultura. Faculty of Art and DesA universidade não possui um campus universitário central, suas várias faculdades e institutos estão espalhados pela cidade. Ao todo são 29.000 alunos, sendo  3.800 alunos estrangeiros.

    Mostrando a força da Universidade Bonn , a instituição possui cerca de 1 .000 parceiros em 80 países diferentes, distribuídos em vários níveis de cooperação acadêmica. As áreas de de Matemática e Ciências Naturais estão primeiro lugar no ranking da  Alemanha. Com um política forte na pesquisa e na internacionalização, a instituição possui um centro de Apoio ao Aluno Estrangeiro  extremamente estruturado.

    A Missão Internacional da ABRUEM segue até o próximo dia 22 de junho. Amanhã (15/06), a comitiva visita a Goethe Universität Frankfurt.