Missão Internacional da ABRUEM conhece a Goethe Universitat Frankfurt.

     

    No quinto dia (15/06) da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a comitiva de reitores e representantes das universidades estaduais e municipais filiadas puderam conhecer a Goethe Universitat Frankfurt, uma das maiores universidades da Alemanha.

    Fundada em 1914 como Universidade de Cidadania, é considerada uma instituição relativamente jovem. Em 1932 passou a se chamar Goethe, em homenagem ao poeta e escritor Johann Wolfgang von Goethe. Atualmente, a universidade tem 38 mil alunos, em quatro campi. São eles: Campus Bockenheim (Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Informática, Geografia Humana), Campus Riedberg (Farmácia, Física, Química, Bioquímica, Geociências e Geografia), Westend Campus (Teologia, Filosofia, História, Filologia, Arqueologia, Ciências Jurídicas, Economia e Administração) e Campus Niederrad (Ciência Médica, Odontologia e Hospital Universitário). 

    Durante a visita, a Goethe Universitat Frankfurt foi apresentada pelo Dr. Martin Bickl (International Office), que colocou o Escritório Internacional a disposição para contatos dos alunos de graduação e pós- graduação das universidades brasileiras que tenham interesse em estudar na sua instituição. Coube ao presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, destacar os interesses das universidades brasileiras em relação ao Programa Ciência Sem Fronteiras com as universidades alemãs.

    Hoje, a Goethe Universitat Frankfurt possui aproximadamente 100 estudantes brasileiros. Além disso, possui bolsas de estudos da própria instituição para alunos estrangeiros ( 300 euros mensais durante  12 meses). Estas bolsas complementam outras bolsas para estudantes  que se destacam. Aos estudantes interessados em fazer doutorado, existe o Grade Services (apoio aos alunos estrangeiros de doutorado). Uma rede de Integração de Cooperação e suporte para o aluno que vem fazer sua pós- graduação nesta universidade .  Os doutorandos interessados em conhecer as opções de cursos podem acessar o www.grade.uni-FRANKFURT.de.

    A Missão Internacional da ABRUEM segue até o próximo dia 22 de junho em terras alemãs. Amanhã (17/06), na parte da tarde, ocorre um  eventual espetáculo com o  Ministério de Ciência, Pesquisa e Artes de Baden-Württemberg e representantes de universidades de Baden-Württemberg.