Abertas Inscrições para o I Congresso de História da Unimontes.

     

    No período de 29 a 31 de agosto, acontecerá na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) o I Congresso de História com o tema “História, Sociedade, Cultura e Política”. Na programação, minicursos, simpósios, mesas redondas e conferências. As inscrições para a apresentação de trabalhos já estão abertas e podem ser feitas no departamento de História, que organiza o evento juntamente com a Coordenação Didática do curso de Graduação e com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História.

    Com o objetivo de reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de áreas afins, o congresso marcará as comemorações dos 50 anos de criação do ensino superior no Norte de Minas e dos 45 anos de existência do curso de História da Unimontes. Nesse período, lembra a coordenação, “a história da Universidade ascendeu nossas perspectivas e desafios, influindo diretamente no projeto do curso, nas atividades do ensino, da pesquisa e da extensão dentro e fora de nosso município, onde os profissionais da área de história e afins têm atuado”.

    Ainda conforme a coordenação, o encontro terá como finalidade “promover debates sobre temas e abordagens históricas da atualidade de forma crítica e contextualizada, enfatizando as produções realizadas no âmbito dos saberes da sociedade, da cultura e da política”. Desta forma, o congresso também visa iniciar uma nova etapa de discussões sobre as produções realizadas no âmbito da Unimontes, tanto no curso de graduação como na Pós-Graduação Lato sensu e no Mestrado em História.


    Como se inscrever

    As inscrições para apresentação de propostas para mesas-redondas e minicursos serão recebidas até 16 de agosto. Já os interessados na apresentação de comunicações em simpósios temáticos ou pôsteres deverão se inscrever até 20 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no departamento de História (38 3229-8239) ou na Coordenação Didática de História (38 3229-8232).