Começa o 51.º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM

     

    Teve início na noite de ontem (17) o 51.º Fórum Nacional de Reitores em Florianópolis. O evento é uma realização da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O tema dessa edição é a regulamentação do financiamento federal para as universidades estaduais e municipais.

    A abertura oficial do evento oconteceu ontem, às 20h, no Mar de Canasvieiras Hotel & Eventos (local que sediará o Fórum). Estiveram presentes reitores, vice-reitores e profissionais das universidades filiadas, além de representantes governamentais que possuem relação direta com o ensino superior do país. Compuseram a mesa de abertura o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes; o vice-presidente da Associação e reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando de Araújo Calado; o anfitrião desse evento, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina, Antonio Heronaldo de Sousa; o Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, Eduardo Dechamps; o deputado estadual Carlos Chiodine ( presidente da Comissão de Educação da ALESC); o representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Geraldo Numes; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Ricardo Mota Miranda; o diretor de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação da FAPESC, Mario Angelo Vidor e o presidente em exercício do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Gerson Luiz Joner da Silveira. 

    Para o presidente da ABRUEM , João Carlos Gomes, o evento irá proporcionar o planejamento das ações da Associação para 2013. “Hoje nós representamos uma parcela de mais de 700.000 alunos regularmente matriculados. Com esse número, nós buscamos uma atenção especial do governo federal  para custeio das universidades estaduais e municipais. Com certeza,  com as discussões propostas aqui, iremos ter novas diretrizes para nossas ações no ano que vem”. O vice-presidente da Associação completou que são nessas oportunidades que é possível debater para além do dia a dia das instituições. “Nós precisamos ter em mente o dia a dia das universidades. No entanto, reconhecer assuntos mais amplos são de extrema importância para a qualidade do ensino superior”.   

    O reitor da UDESC, Antonio Heronaldo de Sousa, comentou a felicidade em receber um evento como o Fórum da ABRUEM. “É nessas oportunidades que podemos estreitar os laços com nossas co-irmãs na intenção de sempre melhorar o ensino superior no país”. Os Fóruns foram criados com o intuito de difundir e produzir conhecimento junto à sociedade, promovendo um espaço de interação e troca de conhecimentos entre os participantes do evento.

    E priorizando essa troca de conhecimento, o representante da Capes, Geraldo Nunes, destacou a importância de trazer o projeto Ciência Sem Fronteiras para esse evento. “Dentro desse projeto o local está muito presente. Debater próximo das Universidades Estaduais e Municipais só vem a fortalecer a proposta do Projeto Ciência Sem Fronteiras junto a essas instituições”. O Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, Eduardo Dechamps, também esteve presente no evento e reforçou a importância de receber um evento como o Fórum Nacional dos Reitores. “O estado de Santa Catarina está ganhando referência quando o assunto é educação”.

    Após a abertura, os participantes do evento foram recepcionados com um coquetel. O evento segue no dia de hoje com a Palestra sobre o Financiamento nas Universidades, a Apresentação das Câmaras de Apoio Técnico EAD/UAB, Apresentação da Câmara de Apoio Técnico de Pós-Graduação, Câmara de Apoio Técnico da Graduação e Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM.    

    Associados Honorários

    Durante a abertura do  51.o  Fórum,  alguns  ex-reitores  foram  homenageados  como Associados  Honorários.  A  entrega  da honraria foi feita durante a cerimônia de abertura. Receberam a homenagem:  

    Alcibiades Luiz Orlando (UNIOESTE)

     Eduardo Deschamps (FURB)

     Vitor Hugo Zanette (UNICENTRO)

    Francisco de Assis Moura Araripe (UECE)

     Sebastião Iberes Lopes Melo (UDESC)

    Além disso, o reitor da UDESC, Antonio Heronaldo de Sousa, recebeu uma placa de homenagem da ABRUEM. A honraria foi entregue pelo presidente e vice-presidente da Associação.

    Clique aqui para conferir as fotos da abertura.