Palestra e apresentação de Câmaras marcam o segundo dia do Fórum.

     

    O segundo dia (18) do 51.º Fórum Nacional de Reitores em Florianópolis foi marcado pela palestra do reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Julio Cezar Durigan , e a apresentação das Câmaras de Apoio Técnico da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) referentes a EAD/UAB, Graduação e Pós-Graduação. No final do dia, fechando a programação, ocorreu a reunião do Conselho Pleno da ABRUEM.

    Abordando o Financiamento nas Universidades Públicas Estaduais e Municipais, o reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, reforçou pontos importantes para que as instituições consigam angariar os recursos necessários para a manutenção das Universidades. “Dentro das possibilidades do país nós sempre achamos que a quantidade de recursos é pequena. No entanto, para conseguirmos mais recursos é preciso que as universidades estejam preparadas para empregar bem essas verbas”. Nesse sentido, o reitor reforçou que é preciso manter vital o tripé pessoal, infraestrutura e custeio, para assim conseguir um reconhecimento institucional. “ Não dá para esperar o reconhecimento por números de vagas. Temos que ser reconhecidos, e a partir daí conseguir financiamentos, por meio da qualidade do que formamos”. A palestra teve como mediador o vice-presidente da ABRUEM e reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando de Araújo Calado.

    Na sequência da fala do reitor da Unesp, a equipe da Edusoft, empresa patrocinadora do Fórum, fez uma apresentação sobre gestão inteligente para o ensino publico. “Nossa ideia é demonstrar como a tecnologia pode ser importante e decisiva em um momento de busca por financiamento”, destacou Jesiel Montanha.  

    Dando início aos trabalhos das Câmaras de Apoio Técnico da ABRUEM, às 11h, ocorreu a apresentação da Câmara de Apoio Técnico da EAD/UAB, que debateu a institucionalização das práticas de EAD nas IES da ABRUEM. Segundo solicitação da diretoria da Associação, cada Câmara deve oferecer três propostas pontuais para suas respectivas áreas. Assim, a equipe do EAD/UAB tem como metas promover a qualificação de pessoal para atuação na EAD (Docentes e Técnicos Administrativos); Apoiar as filiadas na implantação e consolidação da EAD, elaborando diretrizes gerais para o processo de institucionalização; Por fim, possibilitar a construção de uma rede de gestão integrada entre as filiadas, visando compartilhamento de recursos e competências. Compõem essa Câmara: o reitor da UDESC, Antonio Heronaldo de Sousa (presidente), e os professores Beatriz Dal Molin (Unioeste), Denis Donaire (USCS), Fernando Spanhol (Unitins), Klaus Schlünzen Junior (Unesp), Maria Luisa Furlan Costa (UEM) e Silvar Ferreira Ribeiro (UNEB).

    Durante a tarde

    Na parte da tarde, teve início as discussões da Câmara de Apoio Técnico de Graduação com o tema Ingresso no Ensino Superior – experiências: ENEM/SISU, vestibulares tradicionais e Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Integram esse grupo o reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira da Silva (presidente), e os professores Elisabete Brocki (UEA), Izabel Avelar (UPE), Luciano Hack (UDESC), Anete Marilia Pereira (UNIMONTES), Ana Maria Di Renzo (UNEMAT) e Ludoviko Carnascialli dos Santos (UEL). Entre as metas oferecidas pela Câmara estão a busca pela qualidade da formação nos cursos superiores, uma flexibilização curricular e mobilidade estudantil e o fortalecimento do financiamento para a graduação. 

    Outra Câmara apresentada durante a tarde foi a de Pós-Graduação, representada pelo reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, e os professores Mauro de Sá Ravagnani (UEM), Antonio Francisco Malheiros (UNEMAT), Jefferson Teixeira (UECE), Terezinha Abreu Gintijo (UEMG), Juarez Antonio Simões Quaresma (UEPA), Leo Rufato (UDESC), Euclides de Mesquita Neto (UNICAMP) e Eduardo de Camargo Oliva (USCS). O tema da exposição foi as políticas de pesquisa e pós-graduação para as IES estaduais e municipais, apresentado pela secretária geral do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa – FOPROP, Élida Paulina Ferreira.     

    Conselho Pleno da ABRUEM

    Encerrando a programação do dia 18 aconteceu a reunião do Conselho Pleno da ABRUEM. Reitores e vice-reitores se reuniram para debater assuntos pertencentes a Associação. Entre os assuntos da pauta estavam a próxima edição do Fórum Nacional de Reitores que será realizado em São Luiz – MA de 17 a 20 de abril de 2013; a escolha do local de realização do 53.o Fórum - que deve acontecer no segundo semestre de 2013 em Foz do Iguaçú-, e a solicitação de filiação da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES).

    Programação

    O evento segue até o próximo dia 20 debatendo assuntos referentes a regulamentação do financiamento federal para as universidades estaduais e municipais. Hoje  (19) estão programadas duas palestras. A primeira é sobre a Participação da União no Financiamento das IES/ABRUEM com foco para “Novas Possibilidades”, apresentada pelo professor Paulo Roberto Godoy (Empresa PRGPerícia – Consultoria Empresarial). A segunda abordará a Participação da União no Financiamento das IES/ABRUEM com foco para a “Construção de Propostas”, ministrada por Paulo Bauer (Senador), Jorginho Mello (Deputado Federal), Alex Canziani (Deputado Federal), Pedro Uczai (Deputado Federal) e Carlos Chiodini (Deputado Estadual). Além disso, constam na programação às apresentações das Câmaras de Apoio Técnico de Extensão, Internacionalização e Saúde.  O 51.º Fórum Nacional de Reitores é uma realização da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com ABRUEM.

     

     Clique aqui para conferir as fotos.