Prêmio Funarte de Composição Clássica seleciona dois professores da UEL.

     

    A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou na segunda-feira, dia 29 de outubro, a relação dos compositores selecionados para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica / 2012.

    Entre os 33 selecionados estão dois professores do curso de Música da UEL, Fernando Hiroki Kozu (na formação Solo) e Tadeu Moraes Taffarello (na formação Noneto – trecho musical escrito para nove instrumentos).

    O Prêmio Funarte de Composição Clássica é o concurso mais importante de música clássica nacional. As obras contempladas serão executadas na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada pela Funarte em outubro de 2013.

    As Bienais, realizadas desde 1975, são consideradas pela comunidade ligada à música erudita como o mais importante evento do país nesta área. Para a XX Bienal, foram selecionadas 33 composições inéditas para diversas formações instrumentais e vocais, selecionadas a partir de 535 peças de 378 compositores. As premiações variam de R$ 8 mil a R$ 30 mil. Além dos compositores contemplados no Prêmio, outros 40 receberam encomendas de obras inéditas, mediante consulta direta a 67 compositores e regentes.