Professor da UECE / FAVET lança livro na França sobre conservação do sêmen ovino.



    “Insémination Artificielle Ovine” é o título livro que o professor Airton Alencar de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acaba de lançar na França. O livro tem como fundamento a sua tese de Doutorado “Mise au point d’un dilueur de conservation en milieu liquide pour la semence ovine en vue de l’insémination artificielle”, nome do subtítulo da obra. Na academia francesa, bem como entre as editoras, um trabalho é considerado bom ou de destaque quando resulta em uma nova descoberta, ou gera uma patente ou segredo comercial. No caso da tese do professor Airton Alencar de Araújo, da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE, o caminho foi o segredo comercial. O seu livro ainda não tem título em português.

    O professor Airton Alencar de Araújo, que fez o seu Doutorado na Universite François Rabelais De Tours, explicou como a sua tese virou livro. A Presse Academique Francophone é especializada em transformar bons trabalhos acadêmicos em livros, e difundi-los em vários  ites
    específicos como Morebook e Amazon. “A idéia não partiu de mim. A iniciativa de transformar a minha tese de Doutorado em livro foi da editora, que me fez um convite via e-mail. Fiquei  surpreso, pois defendi minha tese há 12 anos, em junho de 2000 e fiquei muito honrado com o convite, sinal que o tema é atual. Nunca imaginei que isso aconteceria com meu trabalho”. “Agradeço a Deus pelo acontecimento”.

    Para o professor doutor Airton Alencar de Araújo, além de várias outras informações, um detalhe chamou a atenção dos editores, a palavra confidencial que consta na capa do trabalho. A importância de seus estudos é melhorar a conservação do sêmen ovino para  inseminação de ovelhas por via cervical superficial, ao mesmo tempo em que se aperfeiçoa o  processo de conservação que permitiu inseminar mais ovelhas e possibilitou produzir mais doses de sêmen. Isto é, render tais economicamente, vender mais doses. Na França, a criação  e ovinos tem uma importância econômica e social de grande impacto, o que não acontece no Brasil.