Unimontes cria incubadora de base tecnológica.

     

    Os professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros envolvidos em projetos de pesquisa ganham um novo suporte para o desenvolvimento de suas atividades. Está sendo criada na instituição a Incubadora de Base Tecnológica – Inemontes, cujo projeto foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais(Fapemig). 

    Os trabalhos são desenvolvidos pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes. A Inemontes funcionará em uma sala do prédio 7 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, sede da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

    Conforme explica o professor Dario Alves de Oliveira, coordenador de Inovação Tecnológica, a incubadora vai apoiar e estimular todos os pesquisadores responsáveis por projetos com potencial para tornarem processos ou produtos tecnológicos. “O objetivo é tornar os processos viáveis para a utilização pelas empresas e indústrias, permitindo a chegada dos produtos nos diferentes mercados”, informa o coordenador.

    “A incubadora dará apoio aos pesquisadores para abrir empresas de base tecnológica. Com o suporte da universidade, eles poderão materializar a implantação das empresas”, diz Dario Alves de Oliveira. Ele ressalta que a incubadora também vai favorecer a formação de recursos humanos, permitindo que alunos possam participar dos projetos dos professores e pesquisadores como estagiários.

    A presidente da Inemontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, explica que, brevemente, o primeiro edital da incubadora será publicado. “O edital terá como público alvo empreendedores e pesquisadores com projetos em desenvolvimento que sejam possíveis de se transformar em um negócio”, afirma ela. “A Inemontes terá como foco negócios de base tecnológica que possam ser, a princípio, uma idéia, ainda sem haver uma empresa (pré-incubação) ou uma empresa que já tenha seu projeto, mas que precise de apoio para consolidar – a incubação”, completa Sara Antunes.

    A criação da incubadora irá estimular o empreendedorismo e possibilitar que professores e alunos da Unimontes envolvidos nos projetos de pesquisa possam gerar empregos, favorecendo a fixação das pessoas na região.

    Os interessados em participar do processo de construção da incubadora devem manter contato com a coordenação pelo email: inemontes@unimontes.br.