Ex-reitor da Unioeste morre em acidente.

    Reitor por dois mandatos (2004 -2011), Alcibiades Luiz Orlando, era uma figura atuante dentro da ABRUEM

      Na tarde de quinta-feira (8), um grave acidente registrado na rodovia RS-126, em Ibiaçá, no Rio Grande do Sul, vitimou o ex-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibiades Luiz Orlando e seu irmão Belerindo Valeriano Orlando.

      Segundo informações do comando rodoviário da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o motorista de um caminhão de combustíveis teria perdido o controle da direção e invadido a pista contrária, atingindo o Fiat Uno em que os irmãos viajavam. A dupla teria ido até o estado gaúcho para visitar os pais. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para atendimento hospitalar. O corpo do ex-reitor será enterrado em Cascavel. Ele deixa esposa e dois filhos.

     

     Vida acadêmica

      Alcibiades Orlando foi reitor da Unioeste por dois mandados consecutivos, entre 2004 e 2011. Possuía graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1984) e mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Ingressou na Unioeste em 1987. Foi Diretor Administrativo do Campus de Marechal Cândido Rondon no período de 01/1998 a 09/1999 e Diretor Geral do mesmo Campus no período 01/2000 a 12/2003. Atualmente, exercia a função de professor titular, atuando principalmente nos seguintes temas: avicultura, colonização, imigração, pequena propriedade e capitalismo.

     

    Na ABRUEM

       Dentro da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), o ex-reitor sempre foi uma figura atuante. De maio de 2007 a maio de 2008, participou como Membro Suplente do Conselho Deliberativo da Associação. Em junho de 2010, assumiu como Membro Titular do Conselho Deliberativo, permanecendo dezembro de 2011 quando deixou o cargo de reitor. Nas Missões Internacionais da ABRUEM, o ex-reitor integrou às seguintes comitivas: Chile (2007), Itália (2009), Espanha (2010) e Portugal (2011).

      Sua última participação em eventos da ABRUEM foi no 51.o Fórum Nacional de Reitores, realizado entre os dias 17 e 20 de outubro de 2012 pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis –SC. Na ocasião, o ex-reitor Alcibiades recebeu o diploma de Associado Honorário. Esse título é uma homenagem entregue para ex-reitores pelo trabalho executado enquanto estiveram à frente das suas universidades.

              

      A equipe da ABRUEM, em especial na figura do seu presidente, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, lamenta a morte do ex-reitor Alcibiades Luiz Orlando e envia os sentimentos de pesar à família.