UESB implanta Centro de Referência em Direitos Humanos.

      

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), implantou em Jequié, em outubro de 2011, o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH). O espaço é destinado a atender à comunidade com orientações, informações e apoio em situações de vulnerabilidade social e violações aos Direitos Humanos.

    O CRDH da Uesb é fruto da política do Governo Federal de apoio aos grupos de minoria no sentido de integrá-los. Para tanto, foi formada uma equipe multiprofissional com pessoas da área do Direito, da Psicologia e do Serviço Social que atendem à ‘população vítima’ com acompanhamento jurídico, sócio-educacional, sócio-laboral e também psicossocial. Segundo o pró-reitor de extensão, professor Fábio Felix, “todo o trabalho é mesmo direcionado para que os direitos dos indivíduos sejam garantidos”.

     

    CRDH em dados

    Desde a sua fundação, o CRDH da Uesb já realizou 1.781 atendimentos e prestou 1.302 informações, orientações e/ou capacitação, sendo que desse total 788 foram capacitações. Realizou ainda 212 acompanhamentos do Serviço Social, 215 acompanhamentos da Assistência Jurídica e 52 acompanhamentos da Assistência Psicológica. Nesse período, o Centro fez 33 encaminhamentos às demais instituições que integram a Rede e 15 encaminhamentos, sendo seis para o Ministério Público e nove para a Defensoria Pública. São constantes as visitas da equipe do CRDH às demais instituições da Rede no município e microrregião para apresentação do Centro, bem como a realizações de campanhas e eventos apoiados e/ou que contaram com a presença e participação da equipe do CRDH. Em 2012, é possível destacar a Feira da Mulher, no Dia Internacional na Mulher; o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual; a 1ª Conferência da Fettram; o Programa Ministério Público e os Objetivos do Milênio; a Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); o Projeto Pai Presente/TJBA; e a Brigada Estudantil de Saúde/Escola de Medicina de Cuba.