Frente Parlamentar de Apoio as Universidades Estaduais e Municipais será lançada amanhã em Brasília.

    Amanhã, às 17 horas, estarão reunidos no Plenário I da Câmara dos Deputados reitores, professores e representantes das universidades estaduais e municipais para o  lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais Brasileiras.

    A iniciativa suprapartidária foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A Associação congrega 40 instituições filiadas, estando capilarizada em todas as regiões brasileiras desde 1991, ano de sua fundação. Estão a frente da instituição pelo mandato de 2012-2014 o presidente e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, tendo como vice-presidente o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado.

    A Frente Parlamentar foi possível graças ao trabalho do Deputado Federal Cleber Verde – MA, juntamente com o Deputado Federal Alex Canziani –PR. Entre seus objetivos está o de colocar no orçamento da União recursos financeiros para as IES estaduais e municipais. Esse assunto foi amplamente debatido no último Fórum Nacional de Reitores, realizado em Florianópolis no mês de outubro em uma ação conjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a ABRUEM.

    Para o presidente da ABRUEM, reitor João Carlos Gomes, a cooperação e participação de todos os interessados é muito importante para o sucesso dessa Frente Parlamentar. “É muito importante que parlamentares, reitores, professores e a sociedade em geral se mobilizem para que possamos trilhar sempre nossas ações em prol do ensino superior no país”, destaca o presidente. Segundo ele, com o repasse das verbas da União para as IES estaduais e municipais será possível ampliar a qualidade do ensino. “Isso vai melhorar ainda mais as áreas de atuação das universidades, sem sobrecarregar os estados e municípios que mantém estas instituições”, completou.

            Ainda no mesmo dia, só que pela manhã,  ocorre também o segundo encontro para decidir os assuntos da ABRUEM. A Reunião marcada para acontecer às 14h, teve seu horário alterado. O encontro será realizado às 10h para que possam ser decididos alguns pontos estratégicos para a participação na Frente Parlamentar durante a tarde.