Professora da UEL lança livro sobre Educação Sexual.

     

    O livro Educação Sexual no dia a dia, de autoria da professora Mary Neide Figueiró, será lançado no dia 2 de abril, às 19h30, na Livrarias Curitiba, no Catuaí Shopping.

    O objetivo da publicação é ajudar pais e educadores a lidar com a sexualidade na infância e adolescência de maneira prática e objetiva a partir de fundamentos básicos da Educação Sexual.

    A autora é a psicóloga Mary Neide Damico Figueiró, professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), da UEL.

    Com edição da Editora da UEL (EDUEL) e Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), o livro de 182 páginas é resultado dos estudos e debates do Grupo de Estudos sobre Educação Sexual (GEES), coordenado desde 1995 pela professora da UEL. O GEES conta com a participação de educadores, pais e profissionais da saúde e serviço social.

    Mary Neide ressalta a importância didática da obra, enquanto recurso para sanar dúvidas de pais e professores sobre a Educação Sexual de crianças e adolescentes. “São situações e exemplos relatados por educadores e pais. Portanto, um meio eficiente de aprender sobre Educação Sexual de forma simples e descontraída”, salienta. Segundo ela, o destaque é para as perguntas mais básicas sobre sexualidade feitas frequentemente pelas crianças no cotidiano escolar, no ambiente familiar e instituições sociais.

    Entre outros assuntos, “Educação Sexual no dia a dia” também aborda em sub-capítulos a questão da prevenção do abuso sexual de crianças e do respeito à diversidade sexual. Portanto, além de fonte de pesquisa e referência em dissertações, monografias e trabalhos de conclusão de curso, a obra tem sido adotada em cursos de capacitação de professores da rede estadual de ensino. 

    A obra já teve sua edição em Braille distribuída no início do ano. Cada livro em braile tem três volumes. Os oito exemplares editados, foram destinados a deficientes visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), alunos das áreas de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e outros.