UEPG e UNESP assinam convênio na Coréia do Sul.


    Durante a tarde de domingo, dia 16, às 16h, o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, juntamente com o reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), assinaram um convênio com o presidente Unwoo Lee, da University of Science and Technology  (UST). Todo o protocolo aconteceu na Embaixada do Brasil em Seul, na Coréia do Sul, na presenca do embaixador do Brasil na Coréia, Edmundo Fujita.

    O convênio das duas universidades brasileiras com a universidade sul-coreana prevê intercâmbio de estudantes de  pós- graduação, professores, pesquisadores e pessoal administrativo, entre outras atividades acadêmicas.

    “Uma caracteristica da UST é que a mesma só oferece cursos de mestrado e doutorado, possibilitando um vasto campo de possibilidades para nossos alunos de pós-graduação Stritco Sensu”, afirmou o presidente da ABRUEM  e reitor, João Carlos Gomes.

    A UST é um grupo de universidades públicas e instituições de pesquisa em Seul, Suwon, Changwon, Ansan, Seongnam e Daejeon. A instituição foi criada em 2003 pelo governo da Coréia como a pós-graduação do país especializada em ciência e engenharia, educação e pesquisa. É uma das principais universidades de ciência e tecnologia na Coréia do Sul, juntamente com KAIST e POSTECH.  O governo sul-coreano estabeleceu a UST para produzir profissionais na área de tecnologias combinadas, considerado como um dos critérios mais importantes para criar a força motriz para o crescimento nacional da Coréia do Sul.

    A comitiva formada por reitores, vice-reitores e representantes de instituições de ensino superior brasileiras de diferentes regiões do país ficam em território sul-coreano até o próximo dia 28 de junho. Ao todo, dez instituições da Coréia do Sul serão visitadas, além de encontros com representantes do setor de educação do país.

     

     

    O presidente da ABRUEM  e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, juntamente com o presidente Unwoo Lee, da University of Science and Technology  (UST), durante a assinatura do convênio entre ambas as instituições.

     

     

    O reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Julio Cezar Durigan, juntamente com o presidente Unwoo Lee, da University of Science and Technology  (UST), durante a assinatura do convênio entre ambas as instituições.