Comitiva abre a Missão Internacional com visita a Korea University.


    Na manhã desta segunda-feira, 17, reitores e dirigentes de instituições filiadas à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) iniciaram a Missão Internacional na Coréia do Sul com a visita a Korea University.

    A instituição privada de pesquisa localizado em Seul é uma das universidades CEU, uma sigla histórica utilizada na Coréia do Sul para se referir a Universidade Nacional de Seul, Universidade da Coreia e Universidade Yonsei, que são considerados como as três universidades mais prestigiadas do país.

    A universidade é uma das mais antigas instituições de ensino superior na Coréia do Sul. O corpo discente é composto por mais de 20.000 alunos de graduação e 5.000 alunos de pós-graduação. Abrangência acadêmica é extensa, com seus 56 departamentos e tem mais de 1.400 membros do corpo docente em tempo integral. A instituição é notável na história da Coréia do Sul por ser a primeira a oferecer programas acadêmicos de várias disciplinas, como direito, economia e jornalismo. Destaque para sua faculdade de Direito, que é considerada uma das mais prestigiadas do país. 

    Na universidade, a comitiva brasileira foi recepcionada pelo presidente Byoung-Chul Kim e pelo diretor relações internacionais, Walter A. Foreman. A instituição está entre as três melhores universidades coreanas, colocando-se na 137ª posição no ranking de Shangay. As áreas de engenharias e ciências biológicas têm reconhecimento internacional, sendo destacadas entre as melhores do mundo. A média de produção científica chega a 5,62 publicações/ano, por docente.

     

    Durante a visita a faculdade de Engenharia, estavam presentes cinco alunos brasileiros do Programa Ciências Sem Fronteiras. Segundo o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), os acadêmicos falaram de suas experiências na Korea University em relação à moradia, relação com os alunos coreanos, alimentação, e suas experiências acadêmicas. “Eles demonstraram grande satisfação”, destacou. No final, a Comitiva da ABRUEM fez uma visita guiada aos excelentes laboratórios de pesquisas da faculdade de Engenharia. As visitas dos representantes brasileiros seguem até o próximo dia 28 de junho no país.

     

    A comitiva da ABRUEM durante a visita a Korea University