Quinto dia é marcado por visita a Yonsei University.

     

    Na sexta-feira, dia 21, a comitiva brasileira formada por reitores e instituições de ensino superior filiadas a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) visitou a Yonsei University, chegando ao quinto dia de visitas em terras sul-coreanas.

    A instituição está classificada em todos os rankings entre as três melhores universidades coreanas e entre as melhores do continente. Dos mais de 21 mil estudantes da universidade, cinco mil são estrangeiros. Desse número, oito são brasileiros e estão no país pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal.

    A Yonsei University é uma universidade de pesquisa privada, localizada em Seul, Wonju, e Songdo, na Coréia. Fundada em 1885, é uma das mais antigas universidades da Coréia do Sul. Todos os campi têm programas extensos na língua coreana. O programa EIC foi iniciado em 2008, e tem as bolsas mais generosas para os estudantes internacionais, incluindo até 100% mensalidade, moradia, ajuda de custo US $ 6.000 para estudantes, e também oferece vôos gratuitos e acomodações de hotel para outros países por ano, para complementar estudos teóricos em sala de aula com a experiência prática e pesquisa de campo. 

     “Há enorme interesse em receber mais alunos brasileiros, não apenas pelo ‘Ciência sem Fronteiras’, mas também através de convênios firmados diretamente com as universidades brasileiras”, observaou o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, após a visita.

    A passagem da comitiva da Abruem pela Yonsei University foi encerrada com uma visita à biblioteca da instituição, considerada uma das mais modernas da Ásia, totalmente financiada pela Samsung. Os brasileiros foram recebidos pelo presidente da universidade, Young Jeong Kap e pelo diretor de relações internacionais, Paul Tonks.

    A comitiva permanece na Coréia do Sul até o próximo dia 28, devendo passar por mais quatro instituições. Para conferir mais fotos e notícias sobre a Missão é só acessar o site da ABRUEM. O endereço é www.abruem.org.br.

     

    A delegação brasileira durante a visita a Yonsei University