Missão Internacional chega ao fim na Coréia do Sul.


    Na sexta-feira, chegou ao fim a Missão Internacional à Coréia do Sul da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A última atividade que constou na agenda foi a visita a Universidade de Chung-Ang (CAU).

    A programação na referida instituição iniciou ainda na quinta-feira, quando, após viagem, a delegação da ABRUEM se deslocou de Seul até Changwon, no extremo sul do país, para conhecer a planta industrial da Doosan, grupo empresarial que em 2007 assumiu o controle da CAU. É uma das maiores indústrias do país nas áreas de siderurgia, transporte e construção civil.

    Dando sequência à programação, na sexta-feira, pela manhã, a comitiva brasileira visitou o campus da Chung-Ang em Anseong, em Seul, onde estão locadas as Faculdades de Artes, Esportes e Ciências.

    Até 2018, a instituição pretende ser reconhecida mundialmente nas áreas de artes, esportes e ciências. “São 5.676 alunos de graduação e 1,3 mil em cursos de pós-graduação”, ressaltou o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes. Ao final da visita, os reitores e dirigentes universitários do Brasil assistiram à apresentação dos alunos da Faculdade de Música e participaram de almoço com pratos típicos da cultura coreana.

    Na parte da tarde, os representantes brasileiros visitaram o Campus Seul, onde estudam 20 mil alunos das Faculdades de Medicina e Farmácia, Engenharia, Economia e Ciências Humanas e Sociais. A visitação se estendeu ao CAU Hospital, que presta atendimento de alta complexidade e é considerado um dos mais modernos do país. A capacidade é de 900 leitos.

    A visita foi encerrada com um jantar de confraternização, oferecido pelo presidente da Chung-Ang, Yong goo Lee. Na recepção também estiveram o vice-presidente de Relações Internacionais, Jun Hyng Hong; o diretor de Relações Internacionais, J. B. Shin; e o diretor Executivo, John Moon.

    A Chung-Ang tem enorme interesse em receber um número maior de alunos brasileiros, inclusive nas áreas que não são atendidas pelo Programa Ciência Sem Fronteiras. O acordo deverá ser assinado no Fórum da ABRUEM, em outubro, em Foz do Iguaçu. “Representantes da Chung-Ang participarão do fórum, apresentando possibilidade de intercâmbio”, completa o reitor. Neste sábado, pela manhã, a comitiva irá até a casa do embaixador do Brasil para se despedir e fazer uma avaliação da missão.

    A Missão Internacional da ABRUEM se iniciou no último dia 17, com passagem por 10 universidades e uma reunião como Conselho de Reitores das Universidades da Coréia do Sul, que congrega 232 instituições. A missão foi chefiada pelo reitor João Carlos Gomes e contou com o apoio da Embaixada Brasileira em território sul-coreano.

     

    Comitiva da ABRUEM durante o último encontro ocorrido dentro da programação da Missão Internacional. Os representantes brasileiros foram recebidos na Universidade de Chung-Ang