Visita a UPMC - Universidade de Sorbonne.


    A Viagem Internacional da Comitiva Abruem para a França acontece entre os dias 26 de maio a 07 de junho, e passará pelas cidades de Paris, Clermont-Ferrand, Toulouse e Bordeaux.

    No primeiro dia de atividades, dia 26 de maio, durante a visita da Comitiva à Universidade Pierre & Marie Curie – Universidade de Sorbonne (UPMC), a Vice-presidente de Relações Internacionais da UPMC, Dra. Danièle Seilhean apresentou a instituição e as variadas formas de mobilidade estudantil, em especial para alunos de Medicina, sendo que a universidade está mais voltada para as áreas de ciências e medicina.

    A Dra. Seilhean explicou o funcionamento da graduação em medicina, os internatos em hospitais públicos da região de Paris e o sistema de residências na França. A UPMC faz exigências de conhecimento pleno (nível B2) do idioma francês para alunos de intercâmbio.

    O Presidente da Abruem e Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando Araújo Calado, apresentou o vídeo institucional da Associação, com o objetivo de demonstrar o potencial das universidades estaduais e municipais públicas brasileiras, e as possibilidades de relacionamento com a UPMC. Após a reunião, os reitores presentes aproveitaram para ver maiores detalhes acerca das suas áreas de interesse para a mobilidade.

    Esteve também presente a Sra. Delphine Tessier Coordenadora de Projetos da UPMC - Universidade de Sorbonne, que falou sobre projetos e programas desenvolvido por eles.

     

    Saiba mais

    A Universidade de Paris- Sorbonne  é uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa. Foi uma das três universidades de Paris que herdaram o campus da Sorbonne, assim como seu nome, após a divisão ocorrida na Universidade de Paris em 1968. Alguns ex-alunos famosos da Universidade de Paris: São Tomás de Aquino, Honoré de Balzac, Jean Paul Sartre, Pierre Curie e Marie Curie, entre outros.

    A Universidade de Paris já não existe como uma única universidade, pois em 1970, foi dividida em treze instituições independentes umas das outras. Uma das treze é a Universidade Pierre e Marie Currie (UPMC), com ensino voltado às áreas de Medicina, Matemática, Física e Geociências, e que recebeu a visita da comitiva Abruem no primeiro dia de atividades.

     

     

    Confira as fotos da visita clicando aqui.