Visita a Centre International Detudes Pédagogiques (CIEP)

    Durante o segundo dia de atividades, dia 27 de maio, em visita ao Centre International Detudes Pédagogiques (CIEP), a delegação da ABRUEM foi recebida pelo responsável Michel Monsauret, que deu as boas vindas a todos. A responsável pelo Departamento de Cooperação Educativa, Dra. Béatrice Andrès Peña fez uma breve apresentação dos participantes franceses e do Centro.
    Após os esclarecimentos de dúvidas, a Dra. Béatrice Andrès Peña colocou o CIEP a disposição da ABRUEM e de todas as universidades para o desenvolvimento de projetos específicos de cooperação internacional para a capacitação de formadores.

    A Professora Doutora Maha Abboud-Blanchard apresentou como é feita a orientação da CIEP para a formação em Matemática, através da ESPE -École Supèrieure du Professorat et de leducation (www.espe-paris.fr) e o funcionamento dos programas de mestrado universitários com forte vocação para a pesquisa. Apresentou ainda o trabalho feito este ano com uma delegação de professores brasileiros que ficaram dois meses no ESPE para estudos em didática em matemática e química.

    Dr. Michel Pinçon, da Academia de Versalhes, representa um décimo de todo o corpo de professores em capacitação na França, desde os estudos de formação até o doutoramento. Faz também o acompanhamento das competências dos diplomados em educação nacional, integrando ministérios que diplomam pessoas na França, tais como: Ministério de Educação, da Saúde, do Esporte e outros. Dr.Pinçon apresentou em detalhes as formas de controle e de certificação dos estágios na formação de jovens em profissões e ofícios por meio do Colégio dos Ofícios e da rede integração entre os colégios e as universidades e institutos e mais recentemente da escola de aprendizagem digital ou virtual que vem acrescentar outras competências ao processo de formação.

                   

    Ao final do almoço, o Presidente da ABRUEM Carlos Fernando de Araújo Calado entregou placa comemorativa à visita ao SR. Michel Monsauret, responsável pelo departamento de cooperação em educação da instituição.

     

    Saiba mais

    Situado em Sèvres, nas imediações de Paris e abrigado em um prédio edificado no século 18, originalmente usado para fabricação porcelana, o a Centre International Detudes Pédagogiques (CIEP) é uma agência governamental para a cooperação na área da educação dos ministérios franceses da Educação Nacional e do Ensino Superior. A agência orienta a competência francesa e internacional e procura intervir em projetos setoriais.

     

    São mais de 1 000 centros de exames em 167 países, com projetos em curso em mais de 50 países, assistentes de línguas originárias de 51 países e missões de conhecimento em 85 países.

    Fundada em 1945 e como instituição pública nacional desde 1987, o CIEP é reconhecida tanto na França como no exterior no que diz respeito à avaliação de peritos , treinamento , avaliação e gestão de projetos internacionais.

     

    São dois focos de atuação: educação ( geral, profissional e superior, e o reconhecimento das qualificações ) e línguas (francês como língua estrangeira , avaliação e certificação em Inglês , línguas estrangeiras e mobilidade ) . É também um centro de informação e reflexão para a realização de seminários e conferências internacionais.