Encontro no Conservatório Nacional de Artes e Ofícios - CNAM.


    A delegação da ABRUEM foi recebida pelo Administrador Geral do CNAM, Sr. Olivier Faron que explanou acerca do objetivos e atividades desenvolvidas no CNAM. Foi criado em final do século 18, em 1794 e atua principalmente em formação continuada em várias áreas, exceto medicina e ciências humanas. O CNAM oferece formação para depois do bacharelado e são responsáveis pelo Museu deArtes e Ofícios. Apresentou as boas vindas e do grande interesse do Conservatório em receber alunos e pesquisadores brasileiros no programa de mobilidade, assim como enviar seus alunos para o Brasil, com o objetivo de estreitar laços acadêmicos em torno de pesquisas de interesse comum e de transferencia de tecnologia. Destacou que o CNAM pode fazer as adequações necessárias para facilitar os projetos de cooperação entre Brasil e França, inclusive com a utilização de tecnologias que permitam a educação a distância. informou que o CNAM diploma 100 mil profissionais por ano e faz o acompanhamento desses ao longo da vida para com isso ampliar suas competências.


    O Prof. Carlos Calado, Presidente da ABRUEM, fez a apresentação da Associação e dos objetivos da missão na França e do recíproco interesse de proporcionar o maior intercâmbio entre alunos brasileiros e franceses, bem como de professores e pesquisadores dentro da mobilidade acadêmica.


    Em seguida, várias questões foram colocadas pelos Reitores presentes de forma a encontrar formas concretas de viabilizar os programas de mobilidade e até de oferta de programas de formação continuada, destacando-se um curso de gestão de recursos humanos em EaD com mais de 35 mil pessoas atendidos em todo mundo.Atualmente, o CNAM tem um importante contrato com a Confederação Nacional da Indústria do Brasil -CNI para viabilizar formação continuada para trabalhadores das empresas francesas no Brasil, com o Ministério das Cidades para projetos de mobilidade urbana e logística de transportes e um projeto com a Federação das Indústrias do Paraná, por meio da integração de empresas e universidades.


    Após o encontro, a delegação da ABRUEM realizou uma visita as instalações do Museu de Artes e Ofícios do CNAM.