Encontro com representantes da Universidade de Clermont na MIU.


    O Consórcio de Universidades de Clermont, criada em 2008, é formada pela Universidade de Alverne, Universidade de Blaise Pascal, Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand, Instituto Frances de Mecânica Avançada e VetAgro Sup.


    A delegação brasileira foi recebida pelos presidentes e diretores dos institutos que constituem o consórcio. Primeira apresentação foi feita pelo PresidenteAlain Martel que abordou a importância da Universidade de Clermont para a região e da programação para o dia.

    A Assessora para Assuntos Internacionais da Universidade de Alverne, Anne Garrait-Bourrier explicou que o consórcio foi firmado para dar maior visibilidade e atratividade para os institutos e universidades existentes na região. Destacou os excelentes índices obtidos pelas faculdades e cursos na avaliações externas realizadas na França e do grande envolvimento da Universidad de Alverne em cooperação internacional.


    Na seqüência, o Presidente da Universidade Blaise Pascal, Prof. Dr. Mathias Bernard, destacou o potencial da sua instituição, em especial o fato de 14% dos 16 mil alunos serem oriundos de outros países, por meio das parcerias realizadas com apoio de um centro para aprendizagem da língua francesa.


    A Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand faz parte de uma rede chamada Federação Gay Lussac que reune 19 escolas em toda a França especializadas no ensino, pesquisa em química. A Diretora da ENSCCF, Profa Dra. Reza Djelveh explicou o ciclo de formação dos alunos em engenharia e outras graduações, pós-graduação.


    O Diretor da Instituto Frances de Mecânica Avançada - IFMA (www.ifma.fr), Prof. Dr. Pascal Ray explicou que o Instituto faz parte, desde 2010, de uma rede de escolas assoaciadas chamada Institut Mines-Télécom que se dedicam essencialmente ao ensino, pesquisa e forte cooperação com as industrias na área mecânica.


    O Diretor da VetAgro Sup, Prof. Dr. Etienne Josien, apresentou os institutos de agronomia e veterinária e da rede de associadas com o principal objetivo de formar agrônomos, veterinários e outras para atuar na área rural, meio ambiente, alimentos, gerenciamento, agronegócios, microbiologia etc. Destacou que tem grande potencial para a cooperação internacional e com indústrias do mundo todo.


    O Professor Carlos Calado, Presidente da ABRUEM apresentou o sistema universitário brasileiro dos estados e municípios, do potencial para a cooperação e da expectativa dos reitores presentes em institucionalizar de fato o intercâmbio entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras e francesas.


    Ao final do encontro foi realizada uma entrevista coletiva com a imprensa local com o Presidente da ABRUEM, Prof. Carlos Calado, o Presidente da Universidade de Clermont, Prof. Alain Martel e M. Colombier.

    O restante do dia foi reservado para Visitas:
    Instituto Frances de Mecânica Avançada - IFMA (www.ifma.fr)

    Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand - ENSCCF (www.ensccf.fr)

    Encerramento com coquetel oferecido pela Prefeitura de Clermont-Ferrand