Visita ao Grupo INSA - Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse

    Ernesto Exposito, decano e Coordenador da América latina mostrou que o INSA de Toulouse faz parte de um grupo de seis escolas que se constitui no segundo polo universitário da França. Fundada em 1963, vinculado ao Ministério da Educação e Pesquisa, forma 12% dos engenheiros graduados na França, 600 por ano e 13 mil já formados pelo INSA. Faz parte do grupo das cinco melhores escolas de engenharia com cursos de 5 anos com uma média de 10 alunos por professor. O INSA já vem trabalhando com cooperação internacional e precisam ampliar os projetos de intercâmbio, principalmente com o Brasil. Destacou que a maior parte da pesquisa é voltada para os interesses da indústria e para a transferência de tecnologia, sendo que os professores e pesquisadores mantém vínculo com o ensino, podendo em determinadas épocas se licenciar para se dedicar inteiramente a pesquisa e para a constituição de empresas por meio da lei de inovação. Em seguida, o Professor Dr. Eduardo Souza de Cursi, do INSA de Rouen e Diretor de Estratégias das Relações Europeias e Internacionais, apresentou como é realizada a formação dos engenheiros na França e das adaptações necessárias para os acordos de cooperação internacionais.


    Link para a Universidade de Toulouse: 
    www.univ-toulouse.fr.


    A delegação da ABRUEM participou de um Encontro com alunos brasileiros que relataram suas experiências nos seus intercâmbios.

     


    Depois, visita aos laboratórios de pesquisa do Campus INSA na área de biossistemas e processos Apresentação da Comunidade de Universidades e Estabelecimentos de Toulouse –COMUE Visita aos laboratórios LASS - Análises e Arquitetura de Sistemas e ao prédio da ADREAM
    .